Beyoncé e a comunicação de causas
identificação e caracterização das causas comunicadas nas canções do álbum Renaissance (2022)
Resumo
Este artigo, resultante de um projeto de pesquisa, analisa o álbum Renaissance, da cantora estadunidense Beyoncé e suas narrativas e temáticas relacionadas a cultura negra e LGBTQIAPN+, a partir da perspectiva da comunicação de causas, com o objetivo de identificar as estratégias de relações públicas empregadas para gerar envolvimento com os seus públicos de interesse. Aplicou-se uma metodologia qualitativa para análise contextual dos discursos nas canções e nos elementos estéticos do disco. Os resultados caracterizam o álbum e suas estratégias como um meio de engajamento e comunicação de causas, atreladas a imagem e reputação da artista.
Downloads
Referências
BILLBOARD; RYS, Dan. Beyonce’s ‘Lemonade’ Highest-Selling Album Globally in 2016; Drake Lands Top Song: IFPI. Music, 2017. Disponível em: https://www.billboard.com/music/rb-hip-hop/ifpi-beyonce-lemonade-highest-selling-album-2016-drake-song-7775037/. Acesso em: 8 fev. 2024.
BILLBOARD. Beyoncé: Chart History. Artist, 2023. Disponível em: https://www.billboard.com/artist/beyonce/chart-history/hsi/. Acesso em: 24 jan. 2025.
FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL. Comunicação de Causa: reflexões e provocações para novas narrativas. São Paulo. 2020
GARCIA, E. F. La Publicidad Social. Repositorio Institucional de la Universidad de Alicante. Disponível em: http://hdl.handle.net/10045/15710. Acesso em: 10 nov. 2023
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE); MORAES, Mariana. Elementos da comunicação de causas. Notas Técnicas, 2021. Disponível em: https://sinapse.gife.org.br/download/elementos-da-comunicacao-de-causas. Acesso em: 12 jan. 2024.
IACOMELLI, P. Kandinsky e a Alternativa ao Verbal. In: JANEIRA, A. N. (org). A construção visual entre as artes e a ciência. São Paulo: Arké, 2006.
INSTITUTO ARAPYAÚ. O fluxo das causas: Os desafios da comunicação de causas sociais depois da revolução digital. Um estudo sobre comunicação de causas, Site Instituto Arapyaú, 2016. Disponível em: https://arapyau.org.br/wp- content/uploads/2019/05/o_fluxo_das_causas.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024
KOLLI, Vikram. Unveiling the Queer Renaissance: Beyoncé’s Recognition of Voguing and House Music. The art of politcs. 4 set. 2023. Disponível em: https://harvardpolitics.com/queer-renaissance-beyonce/. Acesso em: 8 fev. 2024.
MORRIS, Wesley. ‘Renaissance: A Film by Beyoncé’ Review. Peak Performance: The concert film offers a comprehensive look at a world-conquering tour and rare insight into the process of one of the world’s biggest stars, 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/12/01/movies/renaissance-a-film-by-beyonce-review.html. Acesso em: 15 ago. 2024.
PITCHFORK. Beyoncé: 4 Album Review, 2011. Disponível em: https://pitchfork.com/reviews/albums/15585-4/. Acesso em: 24 jan. 2025.
POMPEU, Bruno; PEREZ, Clotilde. As contribuições da publicidade de causa na construção de um novo lugar para o consumo. Mídia e cotidiano, v. 14, n. 3, p. 262-282, 2020.
PEOPLE. Beyoncé Knowles: Biography, 2007. Disponível em: https://web.archive.org/web/20070504090034/http://www.people.com/people/beyonce_knowles/biography/0,,20004431_10,00.html. Acesso em: 24 jan. 2025.
PERUZZO, Cicilia MK. Cidadania, comunicação e desenvolvimento social. KUNSCH, M. MK; KUNSCH, WL (Orgs.). Relações Públicas Comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora, p. 45-58, 2007.
REQUERO, Maria Isabel Martín. Comunicación con causa. Las causas de la publicidad. In: MARTÍN, Luis Rodrigo. (org.). Publicidad y consumo. Nuevas modas, viejas causas y valores sociales. Sevilla: Comunicación Social, 2008.
SHEPERD, Julianne. Beyoncé’s seventh album is not just a pop star’s immaculate dance record, but a rich celebration of club music and its sweaty, emancipatory spirit, 2022. Disponível em: https://pitchfork.com/reviews/albums/beyonce-renaissance/. Acesso em: 15 ago. 2024.
TEIXEIRA FILHO, Clóvis; PEREZ, Clotilde. Marcas como mediadoras de causas: uma proposta metodológica para a pesquisa em comunicação com o público jovem. Revista de Estudos Universitários-REU, v. 46, n. 1, p. 87-106, 2020.
THE GUARDIAN; JOSHI, Tara. Beyoncé: Renaissance review – joyous soundtrack to a hot girl summer. 29 jul. 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2022/jul/29/beyonce-renaissance-review-joyous-soundtrack-to-a-hot-girl-summer. Acesso em: 8 fev. 2024.
VEJA, São Paulo. Nova Orleans dá a volta por cima 10 anos após o Katrina. Mundo, 2015. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/nova-orleans-da-a-volta-por-cima-10-anos-apos-o-katrina. Acesso em: 8 fev. 2024.
ZELLNER, Xander. Beyoncé Sends All 16 Songs From ‘Renaissance’ Onto Billboard Hot 100: The album debuts at No. 1 on the Billboard 200, 2022. Disponível em: https://www.billboard.com/music/chart-beat/beyonce-renaissance-16-songs-on-hot-100-1235123875/. Acesso em: 14 ago. 2024.