Do Marketing às Relações Públicas

decifrando as concepções de público

Autores

  • Emanuel Venâncio Santarém Pedroso Universidade Federal do Amazonas
  • Célia Maria da Silva Carvalho

Resumo

O uso do termo público é recorrente nas áreas de Marketing e de Relações Públicas; entretanto, ambas apresentam direcionamentos distintos quando se referem a essa palavra. Nas Relações Públicas, o público pode ser um grupo de pessoas com o qual se busca estabelecer relações para disseminar informações positivas sobre uma organização. No Marketing, por sua vez, o público pode vir a ser os clientes em potencial de uma empresa, que a organização deseja alcançá-los por meio de diversos canais, tais como publicidade, mídias sociais e comunicação interpessoal. Este artigo discute as concepções do termo público utilizado nas áreas de Marketing e de Relações Públicas, verificando as semelhanças e diferenças. Quanto à metodologia, realizou-se uma abordagem qualitativa e com procedimentos documental, bibliográfico e de levantamento, além de um estudo comparativo de estratégias utilizadas por seis organizações nos campos do Marketing e das Relações direcionadas aos públicos vinculados a elas. Os resultados demonstram a importância da personalização das estratégias para atender às expectativas específicas de cada público. Verificou-se, ainda, que a integração entre Marketing e Relações Públicas potencializa a eficácia das comunicações, permitindo que as empresas não apenas atinjam seus objetivos comerciais, mas também construam vínculos duradouros com seus públicos. Essa sinergia é crucial para o sucesso organizacional em um ambiente empresarial dinâmico e em constante evolução.

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Publicado

2025-02-11