Comunicação estratégica e as organizações contemporâneas

construção de cenário

Autores

  • Giulianna Carvalho da Costa e Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Beatriz de Souza Nunes Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O referido artigo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conduzida no período de 2022 a 2023. Seu objetivo foi analisar as estratégias comunicacionais nas organizações contemporâneas, tendo como base os Anais de congressos de Ciências da Comunicação de 2019 a 2021. Foram selecionados sessenta e seis (66) artigos com a palavra-chave "comunicação organizacional". Os resultados revelam interesse por diversidade, comunicação estratégica e relacionamento, destacando a importância de alinhar práticas comunicacionais aos objetivos organizacionais. Metodologicamente, houve equilíbrio entre Pesquisa Bibliográfica, Estudo de Caso e Análise de Discurso, refletindo a complexidade e diversidade do campo. A evolução contínua da comunicação estratégica em organizações contemporâneas exige investigação profunda das interconexões com dinâmicas organizacionais atuais.

 

Palavras-chave: organizações; comunicação; comunicação estratégica; contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS (ABRAPCORP). Home. São Paulo: Abrapcorp, c2022. Disponível em: https://www.abrapcorp.org.br. Acesso em: 10 set. 2022.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (Compós). A Compós. Porto Alegre: Compós, [ca. 2022]. Disponível em: https://compos.org.br/a-compos/. Acesso em: 10 set. 2022.

CÔRREA, M. D. et al. Administração Contemporânea: Um Comparativo entre a pesquisa de Alfred Chandler e uma empresa familiar. Revista Saber Acadêmico, Presidente Prudente, n. 28, p. 69-79, 2019. Disponível em: https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20200904094011.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2000.

DAFT, R. L. Organization Theory and Design. Boston: Cengage Learning, 2015.

DALCOL, C. C. Estratégias Comunicacionais de Visibilidade na Web: o papel das Relações Públicas enquanto sintonizador de interesses na construção dos processos de legitimação e visibilidade. Revista Anagrama, São Paulo, v. 3, n. 1, ano 3, p. 1-11, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35468. Acesso em: 10 jan. 2023.

D’ALMEIDA, R. Communication Strategies in the Digital Age. Communication Research Trends, Saint Louis, v. 36, n. 2, p. 15-28, 2017.

DURÁN, M. Media and Social Change: Theories and Practices. London: Sage Publications, 2020.

FELIX, J. D. B. (org). Comunicação estratégica: a visão de 23 renomados autores em 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14422. Acesso em: 12 jan. 2023.

GALBRAITH, J. R. Designing Matrix Organizations that Actually Work: How IBM, Procter & Gamble and Others Design for Success. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.

GHARAKHANI, D.; PARDIS, M. Analysis of the Impact of Knowledge Management on Employee Performance. International Journal of Human Resource Studies, Las Vegas, v. 9, n. 3, p. 12-23, 2019.

GONZÁLEZ, R. A. P. Estrategias de Comunicación. Barcelona: Ariel Comunicación, 2001.

KUNSCH, M. Public Relations and Communication Management. New York: Pearson Education, 2020.

MARQUES, C. F.; ODA, É. Organização, sistemas e métodos. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

MARQUES, L.; OLIVEIRA, A. Digital Marketing and Consumer Behavior. Brazilian Journal of Marketing, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 98-113, 2017.

NASSAR, P. et al. Latin American Communication Monitor Especial Brazil 2018-2019: Comunicação estratégica e os desafios da fake news, confiança, liderança, stress no trabalho e satisfação no emprego. São Paulo: EUPERA, ABERJE, FUNDACOM, 2019. Disponível em: https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2020/03/LCM-Latin-American-Communication-Monitor_Brazil_2018-2019.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

OLIVEIRA, I. de L.; LIMA, F. P. Propostas Conceituais para a Comunicação no contexto Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.

OLIVEIRA, L.; PAULA, F. The Impact of Corporate Social Responsibility on Organizational Performance. Journal of Business Ethics, Londres, v. 88, n. 3, p. 367-382, 2009.

ROCK CONTENT. Social Media Trends 2019. Belo Horizonte: Rock Content, 2019. Disponível em: https://interactive.rockcontent.com/br/social-media-trends-2019. Acesso em: 25 jan. 2023.

SCHEID, J.; MACHADO, M.; PÉRSIGO, G. Digital Transformation in Emerging Markets: A Case Study of Brazilian Companies. International Journal of Information Management, Swansea, v. 45, p. 105-118, 2019.

SENGE, P. M. The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization. New York: Doubleday, 2006.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO (Intercom). Apresentação. São Paulo: Intercom, [ca. 2022]. Disponível em: https://portalintercom.org.br/a-intercom. Acesso em: 10 set. 2022.

TAYLOR, C. The Ethics of Authenticity. Cambridge: Harvard University Press, 1997.

TIRONI, E.; CAVALLO, A. Political Communication and Media in Latin America. Latin American Research Review, Gainesville, v. 41, n. 2, p. 98-114, 2006.

VIDAL, E.; CUNHA, M. Strategic Human Resource Management in the Age of Digital Transformation. Journal of Management Studies, Durham, v. 56, n. 8, p. 1492-1513, 2019.

WEBER, M. Economy and Society: An Outline of Interpretive Sociology. Berkeley: University of California Press, 2009.

WEBER, M. The Vocation Lectures. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 2004.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2009.

KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Saraiva, 2020.

TERRA, C.; DREYER, B. M.; RAPOSO, J. F. Comunicação organizacional: Práticas, desafios e perspectivas digitais. São Paulo: Inova, 2021.

ROCK CONTENT. Social Media Trends 2019. Belo Horizonte: Rock Content, 2019. Disponível em: <https://interactive.rockcontent.com/br/social-media-trends-2019>. Acesso em: 25 jan. 2023.

NASSAR, P. et al. Latin American Communication Monitor Especial Brazil 2018-2019: Comunicação estratégica e os desafios da fake news, confiança, liderança, stress no trabalho e satisfação no emprego. São Paulo: EUPERA, ABERJE, FUNDACOM, 2019. Disponível em: <https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2020/03/LCM-Latin-American-Communication-Monitor_Brazil_2018-2019.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-03