Estágio supervisionado de Relações Públicas na gestão pública e seus desafios: uma relação entre teoria e prática
Relato de experiência
Resumo
O estágio supervisionado é a execução prática do processo educacional de ensino-aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de habilidades específicas e a aplicação do conhecimento teórico no contexto organizacional. Pensando nisso, o presente artigo objetiva descrever o desempenho prático da modalidade de estágio supervisionado na área de Relações Públicas, por meio de atividades elaboradas no Departamento de Prevenção à Violência - DPV, integrado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas - SSP-AM. O relato das ações desenvolvidas nesta organização, teve como base essencial o conhecimento teórico de autores das áreas de comunicação, design e fotografia, que juntos, contribuíram para a viabilização de uma comunicação estratégica, utilizando as ferramentas de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação dos resultados.
Downloads
Referências
BIANCHI, A. C. M., et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União, Brasília, 26 set. 2008. Seção 1, p. 3.
CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de Comunicação Interna – Nós, as pessoas, fazemos a diferença. São Paulo: Mauad, 2005.
GIL, A. C. (2002) Como elaborar projetos de pesquisa. 4". ed. São Paulo: Atlas S/A
MCCREADIE, Karen. A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes: 1. ed. São Paulo.
NONATO, Livia. Avaliação de resultados: o que é, como fazer e os tipos. AEVO. 2023. Disponível em: <https://blog.aevo.com.br/avaliacao-de-resultados/>. Acesso em: 04 dez. 2023
OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia. Ano V, n. 14, 2006. Disponível em http://www.um.es/ead/red/14/. Acesso em: 25 nov. 2023.
PASSEGGI, M. da C. Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docentes. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 43-58.
PETER, Jorge; SILVA, Verônica Monteiro da. Cadernos do mestre Peter: um curso de fotografia na sua essência. Rio de Janeiro: Mauad, 1999
RABAÇA, Carlos Alberto, BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. São Paulo: Editora Ática, 1998.
RODRIGUES, Jorge Nascimento; et al. 50 Gurus Para o Século XXI. 1. ed. Lisboa: Centro Atlântico.PT, 2005.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana M. Corder. A importância da prática do Estágio Supervisionado nas licenciaturas. UNAR – Revista Científica do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: < http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes-publicados/volume-7-no1-2013 >. Acesso em: 22 nov. 2023
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4° edição revista. São Paulo: Summus, 2003.