Comunicando em tempos de crise
análise das estratégias comunicacionais da Bemol durante a pandemia da COVID-19
Resumo
O artigo aborda os resultados de pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), referente ao período de 2020/2021. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nas mídias sociais das Lojas Bemol durante a pandemia da Covid-19. Foram identificadas dez (10) mídias sociais utilizadas no período de janeiro a junho de 2020, incluindo o site oficial, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e WhatsApp, além do blog oficial, do espaço publicitário no portal G1 e de chatbot. Demonstrou-se que a Bemol adaptou suas estratégias pré-existentes para atender às demandas da crise, mantendo-se conectada aos avanços da comunicação digital e às necessidades do público. A readequação das mídias sociais permitiu alcançar diversos segmentos de consumidores, contribuindo para a competitividade da empresa. Ressalta-se a estratégia abordada nas lives realizadas em seus canais comunicacionais, que resultaram em maior engajamento junto à sociedade em geral e não somente com seu público consumidor.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Ticiana; FREITAS, Silvia. Empatia e solidariedade: Estratégias de comunicação de marcas de moda cearenses no Instagram em tempos de pandemia. Revista Comunicando, Vol. 9 - Nº 1 – dezembro de 2020. Disponível em: https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/44/22. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.
ANDRADE, Alexsander Madeira; SCHMITZ, Vera Regina. Estratégias Comunicacionais em Tempos de Pandemia: a Experiência da Associação Contraponto. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-1881-1.pdf. Acesso em 03 de julho de 2021.
BARBOSA, Emerson; BRONDANI, Gilberto. Planejamento Estratégico Organizacional. Revista Eletrônica do Curso de Contabilidade da UFSM, volume I, pg. 107-123, fevereiro de 2005.
CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Rev. Adm. Pública, vol.40, n.6, pp.1123- 1144, 2006.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade: A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Volume II. Blackwell: Oxford, 2004.
CASTRO, Beatriz; OLIVEIRA, Joice; MORAIS, Lísia e GAI, Maria.COVID-19 e organizações: estratégias de enfrentamento para redução de impactos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online], vol.20, n.3, pp. 1059-1063, 2020.
CIRIBELI, João; PAIVA, Victor. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado.RevistaMediação.vol.13, n.12, junho de 2011. pg. 57-74, junho de 2011.
CORRÊA, Elizabete "Comunicação digital e novas mídias instrucional ". In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional: história, fundamentos e processos, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2009.
FERREIRA, Celene Fidele Frias; MARADEI, Anelisa. Narrativas organizacionais por lives na pandemia: uma análise crítica. ABRAPCORP, 2021.
KUNSCH, Margarida M. Krohling Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, pp.167-190.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional estratégica: Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.
LOPES, Alfredo. Bemol 75 anos, a saga da resistência. Manaus: Amazonas Atual. 2017. Disponível em https://amazonasatual.com.br/bemol-75-anos-a-saga-da- resistencia/. Consultado em 8 de junho de 2020.
MESQUITA, Kamila; RUÃO, Teresa; Andrade, José Gabriel. Pandemia da Covid-19, comunicação e relacionamento: uma análise das mídias sociais da Universidade do Minho. Portugal: Comunicando, 2020.
NATHAN, Andrew J. “What’s Wrong with American Taiwan Policy”. Washington Quarterly, 2000.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia Pereira. Propostas Conceituais para a Comunicação no contexto Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.
TAVARES, Rosalina; TAVARES, Carlos; Limongi-França, Ana. A Importância Do Planejamento Da Comunicação No Processo De Uma Comunicação Eficaz. Um estudo de caso. INTERCOM, 2020.
Amazonas tem primeira morte por novo coronavírus, diz Susam. G1 AM. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/03/24/amazonas-tem-primeira-morte-por-coronavirus-diz-susam.ghtml. 24 de março de 2020. Consultado em 8 de junho de 2020.
Coronavírus Brasil. Ministério da Saúde. Disponível em https://covid.saude.gov.br/. Consultado em 8 de junho de 2020.
Ministério da Saúde confirma o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Globo. Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/ministerio-da- saude-fala-sobre-caso-possivel-paciente-com-coronavirus.html. 26 de fevereiro de 2020. Consultado em 3 de abril de 2020
Sobre a Bemol. Bemol. Disponível em https://www.bemol.com.br/conteudo/institucional/quem-somos/sobre-nos. Consultado em 8 de junho de 2020.