Mensuração e avaliação de resultados em relações públicas e comunicação organizacional
um estudo de artigos científicos da Intercom 2010 -2019
Abstract
Apesar de não ser um debate recente, a discussão sobre como e o que mensurar ainda coloca desafios para quem trabalha com comunicação e, mais especificamente, com as Relações Públicas. Sendo assim, este artigo propõe discutir enquadramentos teóricos e metodológicos sobre mensuração e avaliação de resultados na literatura acadêmica proposta em congressos da área de comunicação e relações públicas. Para isso, analisamos 23 artigos apresentados nos anais do congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), do período de 2010 a 2019. Eles foram sistematizados em cinco grandes eixos temáticos: teorias da mensuração, mensuração em relações públicas, instrumentos de mensuração, mensuração tradicional e mensuração digital. Os resultados indicam que a percepção dos acadêmicos perpassa por uma discussão teórica conceitual dos processos de avaliação e mensuração, muitas vezes confundidos pelos profissionais de mercado, até tópicos relacionados à mensuração em ambientes inovadores.