Análise histórica da Propaganda Institucional em Manaus de 1970 a 1980
o discurso político, social e econômico da época
Abstract
Este trabalho analisa anúncios institucionais veiculados em jornais impressos de Manaus durante as décadas de 1970 e 1980, logo após a instalação do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. A pesquisa foi realizada com o objetivo de fazer um levantamento histórico sobre quais eram os principais temas dos anúncios publicados pelas organizações durante esse período. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa documental, com categorias de análise desenvolvidas a partir de Pinho (1990) e de Gracioso (2006). Os resultados da pesquisa indicam que as organizações tinham como prática utilizar a propaganda institucional como forma de apresentar a empresa e mostrar para o público que traziam consigo o desenvolvimento para a cidade. Além disso, as empresas instaladas na época inicial do Polo Industrial de Manaus, algumas das quais em operação até hoje, concordavam com os discursos dominantes da época, como a ditadura, o patriotismo exacerbado e a exaltação dos políticos exercendo mandatos.