O discurso empresarial e o ambiente digital
o caso Petrobrás
Keywords:
Mídias Sociais. Relações Públicas. Discurso empresarial.Abstract
O presente artigo busca discorrer sobre as relações de ambiente, poder e discurso empresarial nas mídias sociais e sua dinâmica com a prática das Relações Públicas. Tem por base os resultados da análise do discurso de perspectiva francesa aplicado ao conteúdo publicado em blogs empresariais, e estende-se às demais redes sociais, especificamente as plataformas pertencentes a Petrobras. O procedimento metodológico foi desenvolvido por Freire (2014) de forma a simplificar o processo de análise, dividido em duas fases: a análise propriamente dita e a escrita da mesma. Atualmente as barreiras do controle da informação foram rompidas, pois proporciona uma maior liberdade aos públicos na Web. No entanto, verificou-se que o comportamento empresarial nas mídias sociais apresenta os resquícios do modelo comunicacional tradicional caracterizado pela mera divulgação de notícias e a não abertura ao diálogo com os públicos.
Downloads
References
FIALHO, Joaquim. Pressupostos para a construção de uma sociologia das redes sociais. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXIX, 2015, pág. 59-79. Disponível em https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13338.pdf. Acesso em 12 fev. 2019.
FERREIRA, Matheus. Folha Top of Mind 2016: conheça os vencedores de cada categoria. Disponível em: <https://geekpublicitario.com.br/15922/vencedores-top-of-mind-2016/>. Acesso em: out. nov. 2017.
FREIRE, Sérgio Augusto de. Conhecendo análise do discurso: linguagem, sociedade e ideologia. Manaus: Valer, 2006.
––––––, Sergio Augusto de. Análise do discurso: procedimentos metodológicos. Manaus: Instituto Census, 2014.
KUNSCH, Margarida. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003. (Novas buscas em comunicação; v. 69)
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2015.