Anúncios institucionais sobre meio ambiente e sustentabilidade em jornais impressos:

indícios de declínio em nível nacional e local

Authors

  • Jacqueline Ausier Domingues Universidade Federal do Amazonas
  • Aline Ferreira Lira

Keywords:

Anúncios institucionais. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Jornais impressos

Abstract

O presente artigo visa realizar uma análise quantitativa entre os anúncios institucionais sobre meio ambiente e sustentabilidade veiculados durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, comparando-se os anos de 2006/2007 e 2016/2017. O estudo baseou-se em nível local e nacional, contando com os veículos A Crítica, Em Tempo, Diário do Amazonas e Jornal do Commercio no nível local e com os jornais A Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo para o nível nacional. Optou-se pela abordagem metodológica quantitativa, utilizando-se a pesquisa documental para a coleta dos dados. As categorias de análise foram: veículo, ano de publicação, quantidade de anúncios, empresa anunciante e possíveis observações. Verificou-se um declínio significativo na quantidade de anúncios institucionais durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, fato que pode estar relacionado à consolidação das plataformas digitais.

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Published

2019-04-25