Escândalos e exposição
o impacto da espetacularização na imagem das celebridades
Abstract
Considerados como “deuses”, a vida profissional, assim como a pessoal, de personalidades públicas gera curiosidade por parte de seus fãs e de seus seguidores, que buscam se informar em vários meios de comunicação sobre como é o dia a dia do seu ídolo preferido, sem distinção entre o público e o privado. E a busca torna-se intensa quando algum fato “extraordinário”, como separações e traições, afeta a vida pessoal desse artista. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou analisar as redes sociais de artistas que expuseram sua vida pessoal e como foram estampados na mídia, verificando os impactos em sua imagem pública. O método de pesquisa aplicado é de natureza básica e aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e com procedimentos documental, bibliográfico e de levantamento, bem como análise de conteúdo. Definiu-se perfis de celebridades que estavam em alta pela exposição de suas vidas privadas, durante os anos de 2022 e 2023. A metodologia também incluiu a análise de biografias, clipagem das principais notícias e investigação da opinião dos usuários nas redes sociais. Como resultado, evidenciou-se que a espetacularização da vida pessoal das celebridades analisadas gerou tanto apoio quanto críticas, impactando diretamente a reputação e a imagem pública.
Downloads
References
BERGSTROM, T; BACKMAN, L. Marketing and PR in Social Media: How the unitilization of Instagram builds and maintains customer relationship. Media and Communication, 2013.
BRETAS, Beatriz. Remixagens cotidianas: o valor das pessoas comuns nas redes sociais. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes & MARCHIORI, Marlene. Redes Sociais, Comunicação, Organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.
BUENO, Wilson da Costa. A auditoria de imagem na mídia como estratégia de inteligência empresarial. 1999.
BUENO, Wilson da Costa. Auditoria de Imagem das Organizações: Teoria e Prática. São Paulo: All Print, 2012.
CAMPONEZ, Carlos., FERREIRA, Gil Baptista., DÍAZ, Raquel R-, Estudos do agendamento: Teoria, desenvolvimentos e desafios - 50 anos depois. Labcom, Covilhã 2020.
D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. São Paulo, Barueri: Faro Editorial, 2018.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. São Paulo, 2003.
DEWEY, J. The collected works of John Dewey, 1882-1953. Supplementary volume 1: 1884-1951. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 2008.
DUARTE, Jorge et al. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
DYER. “Making Stars” e “Living Stars” in Heavenly Bodies: Film Stars and Society, 1986.
FERNANDES, Maria. O profissional entre o público e o privado: Gestão de imagem de artistas nas áreas da música e da representação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2017.
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus. 2003.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do conteúdo. 2" ed. Brasília: Liber Livro, 2005.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SIMÕES, P. G.; FRANÇA, V. R. V. Celebridade: quando o privado atravessa o público (e vice-versa). Revista FAMECOS, v. 21. 2014.
KIETZMANN, J. H. et al. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business horizons, Indiana, v. 54, n. 3, p. 241-251, May./Jun, 2011.
MACHUCO, António. Do broadcasting à Internet: critérios de distinção entre os meios clássicos de comunicação de massas e os novos media. Pp. 28-30, 2013.
MATTOSO, José, ALMEIDA, Ana Nunes. “Introdução” in José Mattoso (dir.) História da Vida Privada em Portugal, Lisboa: Temas e Debates, Vol. IV, pp. 615, 2011.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277p.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RORATO, Gildo. Redes sociais: O impacto na nossa autoimagem. Salvador: Ilhéus, 2023
VIEIRA, D. O que é Storytelling? O guia para você dominar a arte de contar histórias e se tornar um excelente Storyteller. Rock Content, 14 de Abril de 2020. Disponível em:<https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-storytelling-guia-para-voce-dominar-a-arte-de-c ontar-historias/> . Acesso em: 19 abr. 2023.