Podcasts organizacionais como estratégia de relacionamento com públicos

um estudo na plataforma Spotify

Authors

  • Beatriz Guerra de Mendonca Universidade Federal do Amazonas
  • Lawanda Lima Marinho Universidade Federal do Amazonas
  • Aline Ferreira Lira

Keywords:

Podcasts. Relacionamento com os Públicos. Organizações.

Abstract

Este trabalho apresenta o resultado da investigação do uso de podcasts como estratégia de relacionamento com os públicos na plataforma Spotify. Para isso, a metodologia utilizada foi a análise documental, a partir da qual foram identificadas as empresas que utilizam o podcast institucional, os públicos para os quais ele se destina e caracterização do podcasts quanto aos seus objetivos, formatos, temas e abordagens. Embora tenham surgido em 2004 e se popularizado a partir de 2014, os podcasts começaram a ser utilizados por organizações para manter e estabelecer relacionamento com os públicos a partir de 2020, devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Este trabalho, portanto, torna-se relevante uma vez que lança luz sobre uma questão relativamente nova na área de Relações Públicas. Além disso, os resultados desta pesquisa servirão de subsídio para a disciplina Produção Audiovisual, do curso de Relações Públicas, ministrada no sexto período. Os resultados evidenciam que os podcastsinstitucionais têm buscado atingir uma variedade de públicos, não se limitando apenas aos clientes, mas também incluindo governo, imprensa e a sociedade em geral. Isso revela uma estratégia abrangente que visa a fortalecer a imagem da empresa e dialogar com os públicos estratégicos sobre temas relevantes.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AYRES, Aurora. Benchmarking: O uso do podcast na comunicação corporativa. Aberje. 3 de julho de 2020. Disponível em:

BONTEMPO, Renato. Podcast descomplicado: crie podcasts impossíveis de serem ignorados. Uberlândia: Bicho de Goiaba, 2021.DOLIVEIRA, Matheus. Ranking: os podcasts mais ouvidos (e amados) pelos brasileiros. Revista Exame, 28 de março de 2002. Disponível em:

COGO, Rodrigo. Storytelling: As narrativas da memória na estratégia da comunicação. São Paulo: ABERJE Editorial, 2016.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003. p. 72-91.

GARCÍA, Fernando Checa. El uso de podcast y wikes como herramientas de generacíon y gestíon de conocimiento. Nómadas, Madrid, volume 40, n. 4, p. 1-14, 2013. Disponível em: <https://revistas.ucm.es/index.php/NOMA/article/view/48339GIL>, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002

GÓMEZ, Natalia. Sobe o som: os podcasts chegaram ao mundo corporativo. Você S.A. 2 de jan. 2020. Disponível em: < Sobe o som: os podcasts chegaram no mundo corporativo | Você RH>

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes, v. 8, n. 2, p. 35-61, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p35-61>. Acesso em: 2 ago. 2023.

LOUBACK, Letícia. O que é podcast? Saiba tudo sobre os programas de áudio online. Portal Techtudo, 30 dez. 2019. Disponível em: .

MOGNON, Mateus. Consumo de podcasts no Brasil cresce 67% em 2019, aponta pesquisa. Tecmundo, 21 out. 2019. Disponível em: .

MONTEIRO, Flávia Carpanedo. Podcast: possibilidades para a comunicação organizacional em tempos de distanciamento. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1 a 10 de dezembro de 2020, virtual. Anais Eletrônicos. p. 1-16.

MOURA, Cláudia Peixoto de. O processo de pesquisa em Relações Públicas. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; FOSSATI, Nelson Costa. Práticas acadêmicas em Relações Públicas. Porto Alegre: Sulina, 2011.

QUADROS, Mirian Redin de. O podcast como ferramenta de comunicação organizacional: tendências e possibilidades. In: SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia M. Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019.

SELLAS, Toni. El podcasting en las relaciones públicas: la voz de las organizaciones em la web 2.0. In: FERNÁNDEZ-QUIJADA, D.; RAMOSSERRANO, M. (Orgs.). Tecnologías de la persuasión: uso de las TIC en publicidad y relaciones públicas. Barcelona: UOC, 2015. p.197-214.

TOLEDO, Roberto José. Quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. Piauí Folha de São Paulo. 11 mai. 2019. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil>. Intuit mailchimp. Disponível em: https://mailchimp.com/pt-br/resources/what-is-a-podcast/.

COUTO, Bruno Alexandre Alves de, Marins Hêlbert Borges. A aplicação da nova mídia Podcast na Comunicação Organizacional. Governo do Distrito Federal. Repositorio acadêmico. 2017. Disponível em: http://repositorioacademico.pm.df.gov.br:8080/jspui/bitstream/123456789/60/1/ARTIGO%20Capitao%20Couto_atividade%205.pdf.

Published

2024-12-24