Comunicação organizacional

a produção científica em destaque no cenário contemporâneo

Authors

  • Antonio Machado Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Emilia Abbud Universidade Federal do Amazonas

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC – realizada no período de 2022 a 2023. Com o objetivo de conhecer as perspectivas teóricas atuais sobre comunicação organizacional no Brasil, a pesquisa analisou os Anais dos congressos de Ciências da Comunicação, Abrapcorp, Compós e Intercom Nacional no período de 2019 a 2021. Os trinta e oito (38) textos identificados, abordaram: comunicação interna e externa; estratégias comunicacionais; mídias sociais; comunicação multimídia; e personalização da mensagem. A pesquisa identificou a comunicação organizacional como pilar das estratégias organizacionais, através da personalização das mensagens para atender às necessidades de públicos diversos, da inovação constante, para se adequar às demandas atuais, e da inclusão de plataformas digitais para uma interação atrativa. Tornando a comunicação organizacional vital para o sucesso das organizações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Emilia Abbud, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP, Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares, Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação- Labicom Ufam. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas à Comunicação Organizacional; Publicidade/ Publicização nas Mídias Sociais.

References

CARARETO, Mariana; ANDRELO, Roseane; RUÃO, Teresa. O impacto da comunicação organizacional na sociedade: reflexões iniciais a partir da percepção de gestores em agências de comunicação. XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Bauru/SP, 2020.

CORRÊA, Elizabeth. Comunicação organizacional e transformação digital: novos cenários, novos olhares. In. Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais. (orgs.) TERRA, Carolina; DREYER, Bianca Marder; RAPOSO, João F. São Paulo: Summus, 2021.

CURVELLO, João José Azevedo. Os estudos de Comunicação Organizacional e as novas abordagens sistêmicas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, 2009.

DORSA, Arlinda Cantero. O caminhar da produção e publicação científica: alguns percalços encontrados. Interações, Campo Grande, MS, v. 21, n. 2, p. 229-231. 2020.

KUNSCH, Margarida M Krohling. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e teóricos. org. Margarida Maria Krohling Kunsch. São Paulo. Summus: 2016.

________, M. M. K. A comunicação estratégica nas organizações contemporâneas. Media & Jornalismo, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 13-24, 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_33_1. Acesso em: 7 de jun. 2024.

________, Margarida M. Krohling. Alternativas para o Fortalecimento Acadêmico da Comunicação Organizacional. São Paulo, 1998.

________, M. M. Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006.

LIMA, Manuella Dantas Corrêa; ABBUD, Maria Emilia de Oliveira. Comunicação Organizacional: histórico, conceitos e dimensões. XIV ABRAPCORP, Manaus, 2015.

OLIVEIRA, I. L.; MARQUES, A. Panorama da produção científica em Comunicação Organizacional no Brasil: avanços epistemológicos, práticas discursivas e redes digitais. In T. Ruão, R. Neves & J. Zilmar (Eds.) A Comunicação Organizacional e os desafios tecnológicos: estudos sobre a influência tecnológica nos processos de comunicação nas organizações. Braga: CECS, 2017.

Published

2024-09-03