Relato de experiência de estágio não-obrigatório na Concessionária dos Aeroportos da Amazônia

Authors

  • Renan Gonçalves Universidade Federal do Amazonas

Abstract

O presente artigo, em formato de relato de experiência, aborda a trajetória do acadêmico Renan Gonçalves durante o estágio no setor de comunicação da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S.A, empresa subsidiária do grupo VINCI Airports, responsável por administrar sete aeroportos na região norte do Brasil pelos próximos 30 anos, a contar de 2021. O estágio ocorreu de dezembro de 2022 a abril de 2024, proporcionando ao graduando do curso de Relações Públicas a possibilidade de exercer atividades profissionais como branding e comunicação visual, comunicação interna e organização de eventos. O resultado da experiência foi bastante enriquecedor, mostrando como a vivência acadêmica é fundamental no exercício profissional e a importância da prática do estágio, preparando o aluno para o mercado de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. A influência da identidade projetada na reputação organizacional. 2005. 361 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis. In: KUNSH, Margarida Maria Krohling. (Org.). Comunicação Organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 215-242

BIANCHI, Ana Cecilia de Moraes, et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

DUARTE, Jorge. Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa. In: ______ (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2002.

FENAJ. Federação Nacional dos Jornalistas. Manual de assessoria de comunicação: imprensa – 2007. 4. ed. Brasília, 2007

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas, processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.

KOPPLIN, Eliza; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: S. Luzzatto, 2001

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing – 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012

KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil. São Paulo: EDICON, 1995

KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003

MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Editora Difusão, 2006

MARCONI, Joe. Relações Públicas – o guia completo. São Paulo: Cengage Learning, 2009

MEIO & MENSAGEM. Identidade visual: importância para a empresa e quando transformá-la. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/identidade-visual. Acesso em 20 de junho de 2024.

CASOROTTO, Camila. Rock Content. Saiba o que é comunicação visual, exemplos e sua importância nas empresas. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/comunicacao-visual/. Acesso em 20 de junho de 2024.

MANCINE, Fernando. Politize. Concessões – o que são e como funcionam. Disponível em: https://www.politize.com.br/concessoes-o-que-sao-e-como-funcionam/. Acesso em 20 de junho de 2024.

SOUZA, Ivan de. Rock Content. Entenda o que é briefing e como elaborar um do zero. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/briefing/. Acesso em 20 de junho de 2024.

Published

2024-09-03