As estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil através das plataformas digitais de áudio e vídeo

Authors

  • Vitória Fernanda Nunes Araújo Universidade Federal do Amazonas
  • Luiz Antonio Santana da Silva Universidade Federal do Amazonas

Abstract

Este artigo apresenta uma análise das estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil por meio das plataformas digitais de áudio e vídeo. O Reggaeton é um gênero musical originário de Porto Rico que conquistou grande popularidade entre os brasileiros nos últimos seis anos, e as plataformas digitais têm desempenhado um papel fundamental nesse processo. Observou-se que o gênero Reggaeton tem problemas de inserção no mercado brasileiro e, a partir dessa premissa, este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que analisou as estratégias comunicacionais para ascensão do gênero no Brasil após o lançamento da música Despacito em 2017, do cantor Luis Fonsi. A pesquisa abordou conceitos e teorias relacionados às estratégias de comunicação, de marketing, de publicidade, de relações públicas e da indústria fonográfica, a fim de embasar a análise das estratégias adotadas. A pesquisa buscou contribuir para o entendimento das dinâmicas de promoção musical por meio das estratégias comunicacionais na era digital e para a compreensão do processo de popularização do Reggaeton no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTONELLO, T. Social Media Já. Curitiba: Editora COMDPI, 2016. Disponível: https://Social-Media-J%C3%A1-Descomplique-Conte%C3%BAdo/dp/8565334023. Acesso em: 10 out. 2023.

FRANÇA, F. Relações Públicas: atividade estratégica de relacionamento e comunicação das organizações com as partes interessadas. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/AUM/article/download/1016/1061. Acesso em: 10 out. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível: https://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf. Acesso em: 5 out. 2023.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; HERSCHMANN, Micael. A reconfiguração da indústria da música. E-Compós, 2011. Disponível: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/524. Acesso em: 13 out. 2023.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Editora Summus Editorial, 4a edição, 2003. Disponível: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5206845/mod_resource/content/1/Kunsch_Cap%C3 %ADtulo%205.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997. Disponível: http://www.cchla.ufrn.br/shXIX/anais/GT24/Artigo%20Anais%202011%20-%20PDF.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.

MORAES, Ana Tereza, Reggaeton: O ritmo do momento veio ao Brasil para ficar. 2017. Disponível: https://www.leiaja.com/cultura/2017/08/26/Reggaeton-o-ritmo-do-momento-veio-ao-brasil-ara-ficar/. Acesso em: 04 out. 2023.

NEGUS, Keith. Los Gêneros musicales y la cultura de las multinacionales. Barcelona. Paidós Comunicación 164. 1999. Disponível: https://www.elargonauta.com/libros/los-generos-musicales-y-la-cultura-de-las-multinacionales/978-84-493-1788-0/. Acesso em: 30 set. 2023.

OLIVEIRA, Luccas, Reggaeton registrou crescimento global esmagador em relação ao Pop nos últimos três anos, 2017, o globo, Cultura. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/musica/Reggaeton-registrou-crescimento-global-esmagado-em-relacao-ao-Pop-nos-ultimos-tres-anos-21788873. Acesso em: 22 out. 2023.

RIVERA, Mell. Pall Mundo: el mundo académico ante el reggaetón de los noventa pa’acá. In: Perspectives of Reggaeton. San Juan, Universidad de Puerto Rico, 2016. Disponível: http://umbral.uprrp.edu/wp-content/uploads/2018/12/perspectives_on_Reggaeton.pdf. Acesso em: 5 out. 2023.

RIAA, Year-end 2021 U.S Latin Music revenue report, 2023. Disponível: https://-RIAA-Year-End-U.S.-Latin-Music-Revenue-Report%20(1)%20(1).pdf. Acesso em: 15 out. 2023.

SPINOLA, Patrícia. As Relações Públicas de artistas da música no Brasil: trajetórias pioneiras. São Paulo: Terra, 2008. Disponível: https://AsRelacoesPublicasdeartistasdamusicanoBrasil.pdf. Acesso em: 18 out. 2023.

Published

2024-07-08