Mídia e imagem

uma análise do comportamento de grandes empresas durante a pandemia de covid-19

Authors

  • Ana Carolina Dias Ponce de Leão UFAM
  • Célia Maria da Silva Carvalho

Abstract

A mídia, enquanto meio de comunicação, influencia diretamente nos hábitos de consumo e na conduta em sociedade, contribuindo para a construção e a manutenção de uma imagem institucional, positiva ou não. Sendo assim, para compreender o impacto das notícias veiculadas nos portais de notícias na imagem de uma organização é preciso antes entender o seu funcionamento e o seu comportamento organizacional, bem como o relacionamento criado e mantido com os diversos tipos de mídia. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender de que maneira as corporações Bemol, Moto Honda, Vivo, Coca-cola (Recofarma), Itaú, Ifood, Rede Dor e Qualicorp atuaram no período da pandemia da Covid-19, em 2020, verificando o impacto e o reflexo na sua imagem organizacional, por meio da análise em portais de notícias e propagandas veiculadas no que tange aos aspectos sociais de sua atuação frente à pandemia. Para tanto, a metodologia utilizada foi de natureza básica e aplicada, com caráter exploratório e descritivo e abordagem qualitativa, com procedimentos documental e bibliográfico, com análise de conteúdo de campanhas e propagandas institucionais. Como resultado, evidenciou-se que as empresas analisadas neste estudo demonstraram possuir uma imagem positiva na mídia no que tange aos aspectos sociais de sua atuação frente à pandemia em decorrência da estratégia comunicacional adotada.

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Published

2023-08-10