Campanha de prevenção ao HIV

análise sobre os materiais impressos distribuídos nos órgãos de saúde da cidade de Manaus

Autores

  • Ynnara Neves UFAM
  • Cristiane de Lima Barbosa Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo investigar, nos períodos de agosto de 2019 a março de 2020, a qualidade dos materiais impressos sobre prevenção ao HIV disponibilizados pelos órgãos públicos de saúde da cidade de Manaus, A pesquisa foi realizada em conjunto com outro trabalho, que analisa o mesmo tema, mas a partir de seu posicionamento digital. As campanhas de prevenção de saúde, como no caso de prevenção ao HIV, necessitam ser trabalhadas em uma perspectiva educativa esclarecedora, contando, para isso, com boletins, cartilhas, cartazes, folders, revistas, dentre outros materiais impressos que disponibilizam informações que vão ao encontro das necessidades dos públicos de interesse, que nem sempre possuem acesso à internet. A pesquisa é de dimensão qualitativa, utilizou-se do método exploratório, contando leituras bibliográficas, verificação dos espaços físicos de coleta de dados e elaboração de uma tabela para análise dos materiais. Os resultados encontrados apontam para um déficit de materiais divulgados, acessibilidade e acesso à informação.

Biografia do Autor

Cristiane de Lima Barbosa, Universidade Federal do Amazonas

Professora Doutora do curso de Jornalismo da Ufam

Referências

ALVES, Wedencley. Entre sentidos e desejos: as campanhas de carnaval para prevenção contra o HIV (1999-2009). São Paulo: Lídero, 2013.

ARAÚJO, Inesita Soares de. O campo da comunicação e saúde: contornos interfaces e tensões. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36. 2013, Manaus.

ARAÚJO, I. S.; CARDOSO, J.M. Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2007.

ARAÚJO, I. S.; CARDOSO, J.M; LERNER, K. Comunicação e saúde: um olhar e uma prática de pesquisa.Rev. Eco-Pós, v. 10, n. 1, p. 79 - 92, 2007.

ARMINDO, G. L.;DINIZ, M. C. P.; SCHALL, V. T. Materiais educativos impressos sobre dengue: análisequali-quantitativa e reflexões sobre comunicação e educação em saúde.In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,7, Florianópolis, 2011.Anais eletrônicos...Florianópolis:UFSC,2011.p.1-12.

CARVALHO, Vanderli Duarte de. Nó no peito: Desatino, 2012. IBGE: um a cada quatro brasileiros não têm acesso à internet. Em Dia, Espírito Santo, 30 de abr. de 2020. Disponível em: https://www.emdiaes.com.br/Noticias/Utilidades/ibge-um-a-cada-quatro-brasileiros- nao-tem-acesso-a-internet. Acesso em: 27 jul.2020

G1 Tecnologia. Mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, diz pesquisa. 21 de março de 2022. Disponível em: . Acesso em: 27 jul.2022

KELLY-SANTOS, A.; ROZEMBERG, B. Estudo de recepção de impressos por trabalhadores da construção civil: um debate das relações entre saúde e trabalho. Cad. Saude Publica, v.22, n.5, p. 975-85, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v22n5/10.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2009.

LOPES, Antonio Carlos da Costa Lopes, BARBOSA, Cristiane de Lima. Campanha de prevenção ao hiv: análise sobre as publicações feitas pelos órgãos de saúde no ambiente da internet. 2019

NASSAR, Maria Rosana Ferrari. O papel da comunicação nas Organizações de Saúde: oportunidades e desafios. Trabalho apresentado ao NP — 10 Políticas e Estratégias de Comunicação, do V Encontro do Núcleo de Pesquisa da Intercom, 2006.

Downloads

Publicado

2022-11-04