A imagem institucional da UFAM nas redes sociais.

Autores

  • Beatriz De Medeiros Galvão Universidade Federal do Amazonas
  • Gabrielle Cristina Brito Peixoto Universidade Federal do Amazonas
  • Célia Maria Da Silva Carvalho Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Em um mundo em que a transmissão da informação não é mais uma barreira e as organizações não possuem mais controle sobre o que está sendo divulgado nas diversas redes sociais no mundo virtual, em especial nas redes sociais, cabem a elas analisar o que está sendo dito pelos públicos de interesse, com o intuito de antecipar uma possível crise organizacional. Como uma instituição pública de ensino superior, a Universidade Federal do Amazonas tem a incumbência de cumprir o seu papel de produtora e indutora do conhecimento e formadora de mão de obra qualificada, o que a torna conhecida e vista por uma gama de públicos presentes na sociedade. Em vistas disso, este artigo objetivou percepcionar a imagem da UFAM veiculada nas redes sociais para saber o que os públicos usuários dessas estruturas estão verbalizando e o impacto dessas falas sobre a imagem institucional da Universidade, por meio da análise do Facebook, do Instagram, do Twitter e do mapeamento de públicos, no período entre agosto de 2019 a maio de 2020. Revelou-se que a UFAM apresenta uma imagem favorável nessas plataformas digitais.

Referências

ALMEIDA, Ana Luísa C. Reputação Organizacional: a importância de parâmetros para o seu gerenciamento. Número 2. Organicom, 2005

ANDRADE, Cândido Teobaldo. Curso de Relações Públicas. Editora Atlas, 1994.

ARGENTI, P. A. Comunicação Empresarial. 4ª Ed. Rio de janeiro, RJ: Campus, 2006.

ARGENTI, P. A.; FORMAN, J. The Power of Corporate Communication – Crafting the Voice and Image of Your Business. McGraw-Hill, 2002

BARBI, Elivanete Zuppolini; SANTOS, Sonia Maria Camargo. Comunicação Organizacional como um Diferencial Competitivo nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Brasília: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

BRITO, R. M. 100 ANOS UFAM. 1a. ed. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas - EDUA, 2009.

COLOMBO, Sonia Simões. Marketing Educacional em Ação. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2005.

Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP). Resolução Normativa 43°, 24 de agosto de 2002. Publicada no DOU – Data 28 de outubro – Seção I – p. 190, 2002.

FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica. São Paulo: Yendis, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 ed. totalmente rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GARCIA, Fernanda Cunha. Identidade e Imagem da Marca: Uma análise comparativa em uma empresa do setor de serviços de telecomunicações. TCC - Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Uberlândia, 2016.

KAPFERER, J. N. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Tradução de Arnaldo Ryngelblum. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.

MARINHO, Lívia. C. Amazonas. Análise das Redes Digitais da Universidade Federal do Amazonas – UFAM no período de Maio a Agosto de 2017. TCC – Pesquisa de Campo (Pesquisa de campo em Comunicação Social – Relações Públicas) – Ufam. Manaus, p. 20-33. 2017.

MARTINO, Luís Mauro de Sá. Comunicação e identidade: quem você pensa que é? São Paulo: Paulus, 2010.

MARTINS, José Roberto. Grandes marcas, grandes negócios. Revista e Ampliada, 2º edição, São Paulo 2005.

MORTARI, Elisangela Carlosso Machado; SANTOS, Suzana Fernandes. Monitoramento de redes sociais como estratégia organizacional. Intercom- RBCC. São Paulo: 2015.

PRESTE, Amanda Souza, CARVALHO, Célia Maria da Silva. O clipping e a auditoria de imagem na Ascom da Universidade Federal do Amazonas: revisão e proposta. Conexões: revista de relações públicas. Manaus, v.2, n.01, p. 58-80. jan-jun. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/6394/4915>. Acesso em: 1 de Julho de 2019.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Coleção Cibercultura. Porto Alegre. Sulina. 2009.

TERRA, Carolina Frazon. Redes e mídias sociais: desafios e práticas no contexto das organizações. In. KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.

TORQUATO, Francisco Gaudêncio. Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5. ed. São Paulo: Summus, 1986.

UFAM. Sobre a Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <https://ufam.edu.br/sobre.html >. Acesso em: 10 de Julho de 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-04