O lugar da comunicação sustentável na formação dos profissionais de relações públicas

um olhar a partir dos anais dos congressos nacionais da Intercom, no período de 2013 a 2017.

Autores

  • Judy Lima Tavares Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo objetiva identificar as discussões cientificas sobre comunicação e sustentabilidade promovidas no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas por docentes e discentes dos cursos de Relações Públicas, participantes dos congressos nacionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, no período de 2013 a 2017. Inicialmente, apresenta definições sobre comunicação sustentável, apontando a necessidade de inserir essa temática na formação dos relações-públicas. Em seguida, discute as diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação no que se refere à inclusão desse tema nas estruturas curriculares dos cursos de graduação. A seguir, discorre sobre os resultados encontrados no mapeamento feito nos congressos nacionais da Intercom, no período investigado. Conclui-se que apesar das novas diretrizes curriculares apontarem a necessidade de inserção da temática da sustentabilidade nos cursos de graduação, o tema ainda não tem sido tão discutido nos ambientes acadêmicos, de acordo com os trabalhos apresentados no maior congresso cientifico da área da comunicação, no Brasil. As pesquisas bibliográfica e  documental serviram como procedimentos metodológicos que geraram os resultados e conclusões apresentados.  

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Sustentável. Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação discente. Intercom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Judy Lima Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Administração de Recursos Humanos (UFAM). Bacharela em Comunicação Social – Relações Públicas (UFAM). Professora Assistente II do curso de Comunicação Social – Relações Públicas (UFAM)

Referências

ASHLEY, P. A. (coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BALDISSERA, Rudimar. Da responsabilidade social à sustentabilidade: comunicação, cultura e imaginários. In: FARIAS, Luiz Alberto de (Org.). Relações Públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é: o que não é: Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação e Sustentabilidade: aproximações e rupturas. Revista Ra¬zon y Palabra. Cidade do México, n. 79, maio/julh. 2012. Disponível em: < http:// www.razonypalabra.org.mx/N/N79/M79/05_Costa_M79.pdf>. Acessado em: 07 de setembro de 2017.

________, Comunicação empresarial e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2015.

JUSKI, Juliane do Rocio. Comunicação para a sustentabilidade: uma mudança de cultura no contexto organizacional.Vozes e Diálogo, [S.l.], v. 14, n. 01, ago. 2015. ISSN 2237-4531. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/7378/4546>. Acesso em: 06 set.2017.

KUNSCH, Margarida. K. A comunicação para a sustentabilidade das organizações na sociedade global. In: KUNSCH, Margarida. K. e OLIVEIRA, Maria de Lourdes (orgs.). A Comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling, MOYA, Iara Maria da Silva Moya; SMITH, Vivian Paes Barretto. Políticas e estratégias de comunicação na gestão da sustentabilidade nas organizações públicas e privadas: um primeiro olhar. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1312-1.pdf. Acesso em 07 set.2017.

MAFEI, Maristela; CECATO, Valdete. Comunicação Corporativa: gestão, imagem e posicionamento. São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2017-11-29