Comunicação organizacional

a produção científica em destaque no cenário contemporâneo

Autores

  • Antonio Machado Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Emilia Abbud Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC – realizada no período de 2022 a 2023. Com o objetivo de conhecer as perspectivas teóricas atuais sobre comunicação organizacional no Brasil, a pesquisa analisou os Anais dos congressos de Ciências da Comunicação, Abrapcorp, Compós e Intercom Nacional no período de 2019 a 2021. Os trinta e oito (38) textos identificados, abordaram: comunicação interna e externa; estratégias comunicacionais; mídias sociais; comunicação multimídia; e personalização da mensagem. A pesquisa identificou a comunicação organizacional como pilar das estratégias organizacionais, através da personalização das mensagens para atender às necessidades de públicos diversos, da inovação constante, para se adequar às demandas atuais, e da inclusão de plataformas digitais para uma interação atrativa. Tornando a comunicação organizacional vital para o sucesso das organizações.

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Biografia do Autor

Maria Emilia Abbud, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP, Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares, Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação- Labicom Ufam. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas à Comunicação Organizacional; Publicidade/ Publicização nas Mídias Sociais.

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Publicado

2024-09-03