Relato de experiência de estágio não-obrigatório na Concessionária dos Aeroportos da Amazônia
Resumo
O presente artigo, em formato de relato de experiência, aborda a trajetória do acadêmico Renan Gonçalves durante o estágio no setor de comunicação da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S.A, empresa subsidiária do grupo VINCI Airports, responsável por administrar sete aeroportos na região norte do Brasil pelos próximos 30 anos, a contar de 2021. O estágio ocorreu de dezembro de 2022 a abril de 2024, proporcionando ao graduando do curso de Relações Públicas a possibilidade de exercer atividades profissionais como branding e comunicação visual, comunicação interna e organização de eventos. O resultado da experiência foi bastante enriquecedor, mostrando como a vivência acadêmica é fundamental no exercício profissional e a importância da prática do estágio, preparando o aluno para o mercado de trabalho.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. A influência da identidade projetada na reputação organizacional. 2005. 361 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte
ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis. In: KUNSH, Margarida Maria Krohling. (Org.). Comunicação Organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 215-242
BIANCHI, Ana Cecilia de Moraes, et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
DUARTE, Jorge. Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa. In: ______ (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2002.
FENAJ. Federação Nacional dos Jornalistas. Manual de assessoria de comunicação: imprensa – 2007. 4. ed. Brasília, 2007
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas, processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.
KOPPLIN, Eliza; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: S. Luzzatto, 2001
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing – 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012
KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil. São Paulo: EDICON, 1995
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003
MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Editora Difusão, 2006
MARCONI, Joe. Relações Públicas – o guia completo. São Paulo: Cengage Learning, 2009
MEIO & MENSAGEM. Identidade visual: importância para a empresa e quando transformá-la. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/identidade-visual. Acesso em 20 de junho de 2024.
CASOROTTO, Camila. Rock Content. Saiba o que é comunicação visual, exemplos e sua importância nas empresas. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/comunicacao-visual/. Acesso em 20 de junho de 2024.
MANCINE, Fernando. Politize. Concessões – o que são e como funcionam. Disponível em: https://www.politize.com.br/concessoes-o-que-sao-e-como-funcionam/. Acesso em 20 de junho de 2024.
SOUZA, Ivan de. Rock Content. Entenda o que é briefing e como elaborar um do zero. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/briefing/. Acesso em 20 de junho de 2024.