As estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil através das plataformas digitais de áudio e vídeo
Resumo
Este artigo apresenta uma análise das estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil por meio das plataformas digitais de áudio e vídeo. O Reggaeton é um gênero musical originário de Porto Rico que conquistou grande popularidade entre os brasileiros nos últimos seis anos, e as plataformas digitais têm desempenhado um papel fundamental nesse processo. Observou-se que o gênero Reggaeton tem problemas de inserção no mercado brasileiro e, a partir dessa premissa, este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que analisou as estratégias comunicacionais para ascensão do gênero no Brasil após o lançamento da música Despacito em 2017, do cantor Luis Fonsi. A pesquisa abordou conceitos e teorias relacionados às estratégias de comunicação, de marketing, de publicidade, de relações públicas e da indústria fonográfica, a fim de embasar a análise das estratégias adotadas. A pesquisa buscou contribuir para o entendimento das dinâmicas de promoção musical por meio das estratégias comunicacionais na era digital e para a compreensão do processo de popularização do Reggaeton no Brasil.
Downloads
Referências
ANTONELLO, T. Social Media Já. Curitiba: Editora COMDPI, 2016. Disponível: https://Social-Media-J%C3%A1-Descomplique-Conte%C3%BAdo/dp/8565334023. Acesso em: 10 out. 2023.
FRANÇA, F. Relações Públicas: atividade estratégica de relacionamento e comunicação das organizações com as partes interessadas. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/AUM/article/download/1016/1061. Acesso em: 10 out. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível: https://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf. Acesso em: 5 out. 2023.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; HERSCHMANN, Micael. A reconfiguração da indústria da música. E-Compós, 2011. Disponível: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/524. Acesso em: 13 out. 2023.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Editora Summus Editorial, 4a edição, 2003. Disponível: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5206845/mod_resource/content/1/Kunsch_Cap%C3 %ADtulo%205.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997. Disponível: http://www.cchla.ufrn.br/shXIX/anais/GT24/Artigo%20Anais%202011%20-%20PDF.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.
MORAES, Ana Tereza, Reggaeton: O ritmo do momento veio ao Brasil para ficar. 2017. Disponível: https://www.leiaja.com/cultura/2017/08/26/Reggaeton-o-ritmo-do-momento-veio-ao-brasil-ara-ficar/. Acesso em: 04 out. 2023.
NEGUS, Keith. Los Gêneros musicales y la cultura de las multinacionales. Barcelona. Paidós Comunicación 164. 1999. Disponível: https://www.elargonauta.com/libros/los-generos-musicales-y-la-cultura-de-las-multinacionales/978-84-493-1788-0/. Acesso em: 30 set. 2023.
OLIVEIRA, Luccas, Reggaeton registrou crescimento global esmagador em relação ao Pop nos últimos três anos, 2017, o globo, Cultura. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/musica/Reggaeton-registrou-crescimento-global-esmagado-em-relacao-ao-Pop-nos-ultimos-tres-anos-21788873. Acesso em: 22 out. 2023.
RIVERA, Mell. Pall Mundo: el mundo académico ante el reggaetón de los noventa pa’acá. In: Perspectives of Reggaeton. San Juan, Universidad de Puerto Rico, 2016. Disponível: http://umbral.uprrp.edu/wp-content/uploads/2018/12/perspectives_on_Reggaeton.pdf. Acesso em: 5 out. 2023.
RIAA, Year-end 2021 U.S Latin Music revenue report, 2023. Disponível: https://-RIAA-Year-End-U.S.-Latin-Music-Revenue-Report%20(1)%20(1).pdf. Acesso em: 15 out. 2023.
SPINOLA, Patrícia. As Relações Públicas de artistas da música no Brasil: trajetórias pioneiras. São Paulo: Terra, 2008. Disponível: https://AsRelacoesPublicasdeartistasdamusicanoBrasil.pdf. Acesso em: 18 out. 2023.