ANÁLISE FENOMENOLÓGICA INTERPRETATIVA (AFI): ENLACES COM A PSICOLOGIA COGNITIVA

Autores

  • Marijaine Rodrigues de Lima Freire Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

Este trabalho visa trazer um maior esclarecimento acerca do papel da Psicologia Cognitiva dentro de uma abordagem fenomenológica, no caso a Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI), bem como a possibilidade de uso dessa ferramenta em estudos desse campo da Psicologia. Traz ainda um roteiro explicativo dos aspectos práticos para a condução de projetos com o uso dessa metodologia. A AFI nasceu no seio da Psicologia e caracteriza-se por abordar questões existenciais cotidianas importantes. Apresenta foco no participante, mas a ênfase interpretativa na construção dos significados recai tanto sobre este quanto no pesquisador, o qual lança mão de processos cognitivos como pensamento, linguagem, comportamento e criatividade em suas elucidações. Outras características importantes dessa abordagem são a sistematicidade e rigor de seus procedimentos, e sua abertura em dialogar com outras abordagens. Encontra-se em plena expansão, sobretudo na Europa, mas crescendo em popularidade no mundo, sendo cada vez mais usada por pesquisadores não só de Psicologia, como de outros campos das ciências empíricas devido as características apresentadas. Argumenta-se na direção de um diálogo fecundo e promissor entre os dois paradigmas - Análise Fenomenológica Interpretativa e Psicologia Cognitiva, superados os obstáculos epistemológicos ainda vigentes, para aprofundamento de compreensão do fenômeno cognitivo.

Palavras-chave: Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI); Psicologia Cognitiva; Fenomenologia; Pesquisa qualitativa.

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Biografia do Autor

Marijaine Rodrigues de Lima Freire , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Psicologia - Universidade Federal de Pernambuco.

Alexsandro Medeiros do Nascimento , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Psicologia - Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2021-07-01