ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E RENDIMENTO ACADÊMICO EM ESTUDANTES MOÇAMBICANOS

Autores

  • Mauricio Vasco Nhachengo Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique)
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal

Resumo

A transição para o ensino superior acarreta para o estudante desafios e exigências face às caraterísticas e desconhecimento do novo contexto, apontando evidências de que a qualidade da adaptação e sucesso académico decorrem da interacção de um conjunto alargado de factores, onde se incluem o desempenho cognitivo, as competências de autonomia e autorregulação, entre outros. Este artigo analisa a relação existente entre as Vivências Académicas e o Rendimento Escolar dos Estudantes do 1º Ano. Neste sentido participaram 539 estudantes dos quais apenas 173 (32,1%) do sexo masculino. Para o efeito, foi aplicada a versão moçambicana do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES). Os resultados sugerem que o rendimento académico dos estudantes apresenta uma correlação estatisticamente significativa com as vivências académicas nas dimensões Adaptação Institucional, Projeto de Carreira e Adaptação no Estudo, no primeiro semestre, enquanto que no final do segundo semestre acrescenta-se a dimensão Adaptação Pessoal e Emocional. Estes dados podem apoiar a identificação de medidas de apoio por parte das instituições aquando do acolhimento dos novos estudantes.

 

Palavras-chave: Ensino Superior, estudantes do 1º ano, adaptação académica, rendimento acadêmico, Moçambique.

 

Biografia do Autor

Mauricio Vasco Nhachengo , Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique)

Doutor em Psicologia (Psicologia Educacional), Professor na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), investigação sobre adaptação e rendimento académico dos estudantes no ensino superior. Assistente Universitário na Universidade Pedagógica, Maputo; PhD em Psicologia Educacional (Moçambique).

Leandro S. Almeida , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor catedrático do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior

Downloads

Publicado

2021-01-01