ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E RENDIMENTO ACADÊMICO EM ESTUDANTES MOÇAMBICANOS
Resumo
A transição para o ensino superior acarreta para o estudante desafios e exigências face às caraterísticas e desconhecimento do novo contexto, apontando evidências de que a qualidade da adaptação e sucesso académico decorrem da interacção de um conjunto alargado de factores, onde se incluem o desempenho cognitivo, as competências de autonomia e autorregulação, entre outros. Este artigo analisa a relação existente entre as Vivências Académicas e o Rendimento Escolar dos Estudantes do 1º Ano. Neste sentido participaram 539 estudantes dos quais apenas 173 (32,1%) do sexo masculino. Para o efeito, foi aplicada a versão moçambicana do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES). Os resultados sugerem que o rendimento académico dos estudantes apresenta uma correlação estatisticamente significativa com as vivências académicas nas dimensões Adaptação Institucional, Projeto de Carreira e Adaptação no Estudo, no primeiro semestre, enquanto que no final do segundo semestre acrescenta-se a dimensão Adaptação Pessoal e Emocional. Estes dados podem apoiar a identificação de medidas de apoio por parte das instituições aquando do acolhimento dos novos estudantes.
Palavras-chave: Ensino Superior, estudantes do 1º ano, adaptação académica, rendimento acadêmico, Moçambique.