ANÁLISE DOS FACTORES QUE INFLUENCIAM NO RENDIMENTO PEDAGÓGICO DOS ESTUDANTES NA CADEIRA DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA (UP) – DELEGAÇÃO DE QUELIMANE (MOÇAMBIQUE)

Autores

  • Nasma da Gloria José Langa Universidade Licurgo, Moçambique

Resumo

O trabalho da área da educação, eixo escola e quotidiano escolar, visa Analisar os factores que influenciam no rendimento pedagógico dos estudantes na disciplina de estatística em diferentes cursos da UP – Quelimane. Usou-se três tipos de pesquisas a Descritiva, a Quantitativa e Levamento. Na posse dos dados foi feita a análise com ajuda do pacote estatístico SPSS e R. Fez-se análise descritiva e o teste de igualdade das médias do rendimento entre diferentes grupos usando-se testes não paramétricos. Foram criados 8 índices com o método ACP (Análise de componentes principais). Para analisar os factores que influenciam no rendimento pedagógico usou-se análise de regressão linear múltipla onde a partir dos métodos Backward e Forward/Stepwise traçaram-se quatro  modelos matemáticos. Os primeiros dois modelos feitos não são válidos pois não cumprem com pressupostos do modelo de regressão linear, os últimos dois modelos sem valores atípicos mostram-se significativos pois cumprem com todos os pressupostos da análise de regressão. Quatro variáveis foram seleccionadas com o método Backward sem atípicos que são “número de agregado familiar”, “ índice Família”, “Índice Social Habitacional” e “Índice Localização. O modelo descrito com o método Forward/Stepwise sem atípicos é composto por duas variáveis que são “índice Família” e “número de agregado familiar”. Dos dois modelos traçados fez-se a selecção do melhor modelo usando os critérios de selecção de modelos AIC (Critério de Informação Akaike), BIC (Critério de Informação Bayesiana) e Cp de Mallows e usou-se também o valor de  corrigido onde chegou-se a conclusão de que o melhor modelo é o descrito pelo método Backward.

                                

Palavras – Chave: Factores, análises descritivas, análise factorial, rendimento pedagógico e regressão multivariante.

Biografia do Autor

Nasma da Gloria José Langa , Universidade Licurgo, Moçambique

Docente de Matemática e Estatística na Universidade Licurgo, Mestre em Estatística pela UPM, Bacharel e Licenciada em ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2020-07-01