HABILIDADES CONFORMADORAS DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

  • Suely A. do N. Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas
  • Fabiane Maia Garcia Universidade Federal do Amazonas
  • Gloria Fariñas León Universidad de La Habana, Cuba & Universidad e La Salle Bajío, León, México
  • Adrián Cuevas Jiménez Universidad Nacional Aut´ónoma de Mexico, UNAM
  • Antônio Maciel Universidade Federal de Rondônia
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

Este trabalho parte de uma investigação longitudinal internacional mais ampla, que está sendo realizada ao abrigo de apoio da CAPES, PROCAD-AMAZONIA, PPGE-UFAM (Brasil), tendo como problema o estudo sobre variáveis cognitivas e contextuais determinantes do rendimento acadêmico e do bem estar no ensino superior. Colaboram com a iniciativa pesquisadores de universidades do Brasil e de outros países de língua portuguesa e espanhola.  O objetivo do trabalho é apresentar e discutir resultados da aplicação da Escala para Avaliação da Percepção Sobre as Habilidades Conformadoras do Desenvolvimento Pessoal (Fariñas & Mascarenhas, 2019) aplicada a n=711 estudantes universitários do sexo masculino e feminino de diversos países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e Caribe, Portugal, Espanha e Moçambique, matriculados em dezenas de universidades públicas e privadas.  O instrumento possui 10 itens organizado organizados em formato Likert de 5 pontos 1. Totalmente em desacordo, 5. Totalmente de acordo. O procedimento de coleta de dados foi por via virtual onde os participantes foram informados dos objetivos da investigação, participando de modo voluntário e anônimo, observando procedimentos éticos vigentes. Os dados foram analisados estatisticamente de acordo com os objetivos da investigação. Os resultados demonstram boas propriedades psicométricas do instrumento e impacto das Habilidades Conformadoras do Desenvolvimento Pessoal sobre o rendimento acadêmico dos estudantes universitários.

 

Palavras-chave: habilidades, desenvolvimento pessoal, rendimento acadêmico, ensino superior, psicopedagogia universitária.

 

Publicado
2020-07-01