HABILIDADES CONFORMADORAS DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este trabalho parte de uma investigação longitudinal internacional mais ampla, que está sendo realizada ao abrigo de apoio da CAPES, PROCAD-AMAZONIA, PPGE-UFAM (Brasil), tendo como problema o estudo sobre variáveis cognitivas e contextuais determinantes do rendimento acadêmico e do bem estar no ensino superior. Colaboram com a iniciativa pesquisadores de universidades do Brasil e de outros países de língua portuguesa e espanhola. O objetivo do trabalho é apresentar e discutir resultados da aplicação da Escala para Avaliação da Percepção Sobre as Habilidades Conformadoras do Desenvolvimento Pessoal (Fariñas & Mascarenhas, 2019) aplicada a n=711 estudantes universitários do sexo masculino e feminino de diversos países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e Caribe, Portugal, Espanha e Moçambique, matriculados em dezenas de universidades públicas e privadas. O instrumento possui 10 itens organizado organizados em formato Likert de 5 pontos 1. Totalmente em desacordo, 5. Totalmente de acordo. O procedimento de coleta de dados foi por via virtual onde os participantes foram informados dos objetivos da investigação, participando de modo voluntário e anônimo, observando procedimentos éticos vigentes. Os dados foram analisados estatisticamente de acordo com os objetivos da investigação. Os resultados demonstram boas propriedades psicométricas do instrumento e impacto das Habilidades Conformadoras do Desenvolvimento Pessoal sobre o rendimento acadêmico dos estudantes universitários.
Palavras-chave: habilidades, desenvolvimento pessoal, rendimento acadêmico, ensino superior, psicopedagogia universitária.