CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE NO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Joísa Pereira da Silva
  • Liliane Rakel Rodrigues da Costa
  • Marlon Santana Bassi Batista
  • Elen Alves Santos Universidade de Brasília - UNB

Resumo

: O presente artigo discorre sobre as contribuições da psicanálise no atendimento psicopedagógico de crianças com deficiência intelectual. A construção deste texto foi norteada pela seguinte pergunta: como a psicopedagogia pode contribuir para encontrar possibilidades na aprendizagem da criança com deficiência intelectual à luz da psicanálise? Para tanto, apresenta minimamente conceitos e referências teóricas da psicanálise para compreender como se estabelece a relação entre a criança com deficiência intelectual e o desejo pelo conhecimento. Seguidamente, apresenta-se a experiência do atendimento de uma criança com deficiência intelectual no estágio supervisionado em psicopedagogia na clínica-escola de Psicologia da Uniceplac. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A psicanálise entende o sujeito com deficiência intelectual, não do ponto de vista orgânico, mas a partir de sua constituição psíquica, que ocorre na sua relação com o outro. Nas considerações finais, evidencia-se que o psicopedagogo atravessado pela psicanálise faz um trabalho de reconhecimento do sujeito com deficiência intelectual, não a partir de critérios diagnósticos, mas em consideração significativa que sua condição orgânica não o impossibilita de ser um sujeito de desejo.

 

Palavras-chave: Deficiência intelectual; psicanálise; psicopedagogia.

 

 

Publicado
2020-07-01