PERSPECTIVAS À PSICOPEDAGOGIA DA CRIANÇA NO BRASIL

Autores

  • Rafael da Silveira

Resumo

: O artigo intitulado de “Perspectivas à Psicopedagogia da criança no Brasil” pretende analisar o seu aspecto histórico, desde a sua criação na Franca, em 1946, num contexto histórico, político e social de profunda crise do pós-guerra, onde buscava-se soluções para os problemas de comportamento e de aprendizagem, para que tal repertório evidencie a necessidade de uma Psicopedagogia voltada para a criança, de até doze anos incompletos, como denomina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Para tanto, o recorte da pesquisa analisa além do aspecto histórico, as correntes teóricas e metodológicas da Psicanálise, da Psicologia e da Neurociência, consideradas fundamentais para compreender as fases do desenvolvimento da criança, ainda que se admita a existência de outras abordagens teóricas. E, por fim, discute-se a importância das inteligências múltiplas para que se efetive o trabalho de assessoria psicopedagógica com ênfase na criança de até doze anos incompletos, a fim de recriar sentidos para os processos de inclusão educacional e a promoção da aprendizagem de alunos que apresentam dificuldades no ato de aprender.

Palavras-chave: Assessoria psicopedagógica. História da Psicopedagogia. Psicanálise e Psicologia da infância.

 


ABSTRACT: The article entitled “Perspectives to Psychopedagogy of children in Brazil” intends to analyze your historical aspect, since it was created in France, in 1946, in a historical contexto, political and society of deep postwar crisis, solutions where sought for behavior problems and learning, for what such repertoire evidences the need for a Psychopedagogy child oriented, from to twelve incomplete years, as it denominates the ECA (Statute of Children and Adolescents). For this purpose, part of research analyzes beyond their historic, the theoretical concepts and methodological of Psychoanalysis, da Psychology and Neuroscience, considered key to understand the phases of child development, even if admit the existence of other theoretical approaches. Third, it is argued the importance of multiple intelligences for what menger the advisory work psychopedagogical with emphasis in children from to twelve incomplete years, in order recreate senses for educational inclusion processes and the promotion of the learning of students who have difficulties in act of learning.

Keywords: Advisory psychopedagogical. History of Psychopedagogy. Psychoanalysis and infancy Psychology.

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Biografia do Autor

Rafael da Silveira

Faculdade Alpha do Recife (FAR) - Psicanalista Clínico (cursando) pelo IBPC, concluí em 2019.2 e Mestrado em Educação (Aluno Temporário) pela UFPE. Especialista em Neuropsicopedagogia, em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ) e Graduado em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC). Endereço: Rua João Napoleão, 96 – 2º andar; Bairro: Divinópolis; Cidade: Caruaru – CEP: 55010-490.

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Publicado

2019-11-20