A NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA E SUA RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Thiago Ribeiro Borges
  • Ana Cristina da Silva Guimarães de Castro Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • João Gabriel Vasconcelos Cruz da Silva
  • José Aldair Barbosa
  • Juliana de Fátima Faria Silva
  • Renata Gonçalves Cheffer
  • Simara Batista Barbosa

Resumo

O presente artigo tem a intenção de apresentar uma das habilidades metalinguísticas envolvidas no processo da aprendizagem denominada Nomeação Automática Rápida (NAR). Esta capacidade permite ao ser humano nomear e identificar, num curto espaço de tempo, o maior número possível de palavras, números e objetos. Ao longo do texto são apresentados estudos sobre as influências deste elemento na aprendizagem, algumas ferramentas e práticas lúdicas passíveis de desenvolver esta habilidade no contexto escolar, além de uma atividade aplicada num grupo de alunos do ensino fundamental para avaliar tal capacidade. O objetivo do mesmo foi explorar o conceito da NAR e sua vinculação com o processo escolar. O delineamento do estudo se enquadra nos critérios de uma pesquisa bibliográfica descritiva e de pesquisa-ação. Conclui-se que a NAR tem influência na aquisição da leitura e escrita, embora as consciências fonológica e fonêmica tenham um impacto mais significativo neste processo. Por fim se destaca a necessidade dos educadores trabalharem atividades diversificadas em várias fases do aprendizado para auxiliar os alunos no domínio desta competência.

Palavras-chave: Nomeação Automática Rápida; Leitura e Escrita; Psicopedagogia;

 

LA NOMBRACIÓN AUTOMÁTICA RÁPIDA Y SU RELACIÓN CON LA ADQUISICIÓN DE LA LECTURA Y LA ESCRITA

 

RESUMEN: El presente artículo tiene la intención de presentar una de las habilidades metalinguísticas involucradas en el proceso del aprendizaje denominado Nombramiento Automático Rápido (NAR). Esta capacidad permite al ser humano nombrar e identificar, en un corto espacio de tiempo, el mayor número posible de palabras, números y objetos. A lo largo del texto se presentan estudios sobre las influencias de este elemento en el aprendizaje, algunas herramientas y prácticas lúdicas pasibles de desarrollar esta habilidad en el contexto escolar, además de una actividad aplicada en un grupo de alumnos de la enseñanza fundamental para evaluar tal capacidad. El objetivo del mismo fue explorar el concepto de la NAR y su vinculación con el proceso escolar. El delineamiento del estudio se encuadra en los criterios de una investigación bibliográfica descriptiva y de investigación-acción. Se concluye que la NAR tiene influencia en la adquisición de la lectura y escritura, aunque las conciencias fonológicas y fonémicas tienen un impacto más significativo en este proceso. Por último se destaca la necesidad de que los educadores trabajen actividades diversificadas en varias fases del aprendizaje para auxiliar a los alumnos en el dominio de esta competencia.

 

Palabras clave: Nombramiento automático rápido; Lectura y Escritura; Psicopedagogía;

 

RAPID AUTOMATIZED NAMING AND ITS RELATION TO THE ACQUISITION OF READING AND WRITING

 

ABSTRACT: This article intends to present one of the metalinguistic skills involved in the learning process called Rapid Automatized Naming (RAN). This ability allows the human being to name and identify, in a short space of time, as many words, numbers and objects as possible. Throughout the text are presented studies about the influences of this element in learning, some tools and playful practices that can develop this ability in the school context, besides an applied activity in a group of elementary school students to evaluate such ability. The purpose of this study was to explore the RAN concept and its linkage with the school process. The study design falls within the criteria of descriptive bibliographic research and action research. It is concluded that the RAN has influence in the acquisition of reading and writing, although the phonological and phonemic awareness have a more significant impact in this process. Finally, the need for educators to work in diverse activities at various stages of learning to help students in this field is highlighted.

 Keywords: Rapid Automatized Naming; Reading and writing; Psychopedagogy,

Biografia do Autor

Thiago Ribeiro Borges

Universidade de São Paulo (autor responsável). Mestrando em Projetos Educacionais de Ciências pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Especialista em Formação de Docentes e Tutores em EAD pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), em Psicopedagogia e Psicomotricidade e em Psicologia Analítica pelo Centro UNISAL e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Graduado e licenciado em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL – Campus Lorena). Trabalha como psicólogo clínico e educacional. É professor no Instituto de Tecnologia e Saúde (ITS – LorenaRua Olavo Bilac 800, Casa 66 – Bairro da Cruz – Lorena/SP- CEP: 12606-540 - Tel: (12) 3152-5264 / Cel: (12) 98159-3118 -).

Ana Cristina da Silva Guimarães de Castro, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Centro UNISAL. Especializa em Educação na perspectiva do ensino estruturado para autistas – abordagem TEACCH – CEDAP – Pirassununga. Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade: Diagnóstico e Intervenção pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo. Graduada em Fonoaudiologia pelas Faculdades Integradas Teresa D`Ávila. Atuação clínica em consultório particular e atendimento domiciliar. Docente em cursos de pós-graduação e orientadora acadêmica em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

João Gabriel Vasconcelos Cruz da Silva

Centro UNISAL. Pós-graduado em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL – Campus Lorena)

José Aldair Barbosa

Centro UNISAL. Pós-graduado em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Licenciado em Geografia pelo Centro UNISAL. Técnico em Administração pelo Centro Paula Souza (ETEC). Atua como assistente de coordenação escolar

Juliana de Fátima Faria Silva

Centro UNISAL. Pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo Centro UNISAL. Licenciada em Música pela Faculdade Santa Cecília (FASC) de Pindamonhangaba. Atua como professora de música na rede particular.

Renata Gonçalves Cheffer

Centro UNISAL. Pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – Campus Lorena. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL – Campus Lorena). Atua como educadora na Creche Nossa Senhora de Lourdes em Guaratinguetá – SP

Simara Batista Barbosa

Centro UNISAL. Pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Especialista em Educomunicação pelo Núcleo de Comunicação e Educação NCE-USP – Comissão de Cultura e Extensão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Licenciada em Pedagogia pelo Centro UNISAL. Atua como professora na rede estadual e municipal.

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Publicado

2019-11-20