HOMOSSEXUALIDADE, RELIGIÃO, IGREJAS INCLUSIVAS E A FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY: IMBRICAÇÕES INICIAIS
Resumo
As últimas décadas, no Brasil, ocorreu a criação de igrejas inclusivas, destinadas ao acolhimento de pessoas – homens e mulheres – cuja orientação sexual está relacionada ao outro do mesmo sexo. Mesmo diante do crescimento observado, pouca literatura tem sido construída no sentido de compreender a dimensão que é para o membro dessa instituição eclesiástica, fazer parte delas. O objetivo deste estudo é compreender a dimensão existente entre sexualidade, homossexualidade e religiosidade sob o viés da fenomenologia de Merleau-Ponty no que concerne a inserção de homossexuais em Igrejas Inclusivas. Compreende-se que a proposta da Igreja Inclusiva é uma das possibilidades para que os homossexuais sintam-se acolhidos e respeitados em suas perspectivas existenciais. Além disso, a corporeidade e a percepção de si mesmos como corpo para além do ato sexual, permite considerar que a religiosidade e/ou espiritualidade é um fator protetivo e propicia o enfrentamento do preconceito e a discriminação tão comumente vivenciada por pessoas cuja orientação sexual diverge do que é considerado normatividade em nossa sociedade.
Palavras-chave: Sexualidade, Homossexualidade, Religiosidade, Igreja Inclusiva.
Abstract: In recent decades, in Brazil, there has been the creation of inclusive churches, designed to receive people - men and women - whose sexual orientation is related to the same sex. Even in the face of the observed growth, little literature has been built in order to understand the dimension that is for the member of this ecclesiastical institution to be part of them. The aim of this study is to understand the existing dimension between sexuality, homosexuality and religiosity under the bias of Merleau-Ponty's phenomenology regarding the insertion of homosexuals in Inclusive Churches. It is understood that the Inclusive Church proposal is one of the possibilities for homosexuals to feel welcomed and respected in their existential perspectives. In addition, the corporeality and the perception of themselves as a body beyond the sexual act, allows us to consider that religiosity and / or spirituality is a protective factor and enables the confrontation of prejudice and discrimination so commonly experienced by people whose sexual orientation diverges. of what is considered normativity in our society.
Keywords: Sexuality, Homosexuality, Religiosity, Inclusive Church, Phenomenology