A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓPTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Educação, Ludicidade, Educação infantil, Epistemologia do professorResumo
A presente pesquisa se debruçou sobre o seguinte problema: qual a importância do brincar na Educação infantil na perspectiva do docente? O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a percepção dos docentes quanto à importância do brincar na Educação infantil. De uma maneira específica, investigamos a importância do lúdico no aprendizado da Educação infantil, como os docentes enxergam a importância que os pais e/ou responsáveis pelos alunos dão ao brincar e verificamos a percepção dos docentes quanto à sua formação para utilizar o lúdico como um instrumento de aprendizado. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário aplicado a professores que trabalham com Educação infantil. Os questionários de pesquisa foram aplicados em escolas públicas e privadas que trabalham com Educação infantil, situadas em diversos bairros da zona oeste do Recife. Uma vez que a coleta de dados foi realizada, partimos para a análise desses dados. O método utilizado aqui foi o de análise do discurso. Conforme verificamos, os docentes demonstraram claramente que pensam no uso de atividades lúdicas como uma educação centrada na criança, unindo o lúdico à compreensão e o conhecimento cognitivo dos educandos. Percebemos, pelas entrevistas realizadas, que muitos pais ainda encaram o brincar na Educação Infantil como um simples passatempo. No entanto, essa visão vem aos poucos se modificando, para alívio dos docentes, que não precisam se sentir desconfortáveis diante de tal situação. Neste estudo percebemos ainda que a formação profissional dos professores entrevistados é considerada satisfatória.
Palavras-chave: Educação; Ludicidade; Educação infantil; Epistemologia do professor.
ABSTRACT : The present research focused on the following problem: what is the importance of playing in Child Education from the perspective of the teacher? The main objective of this research was to analyze the teachers' perception of the importance of playing in children's education. In a specific way, we investigated the importance of the playful in the education of children, how the teachers see the importance that the parents and / or responsible of the students give in the play and we verify the perception of the teachers regarding their formation to use the game-like as a learning tool. The instrument used in the research was a questionnaire applied to teachers working with Early Childhood Education. The research questionnaires were applied in public and private schools working with children's education, located in several neighborhoods in the west of Recife. Once the data collection was performed, we set out to analyze these data. The method used here was that of discourse analysis. As we have seen, teachers have clearly demonstrated that they think of the use of play activities as a child-centered education, linking the playful with the learners' cognitive understanding and knowledge. We realized from interviews that many parents still consider playing in kindergarten as a simple pastime. However, this vision is gradually changing, to the relief of teachers, who need not feel uncomfortable in such a situation. In this study we also noticed that the professional training of the interviewed teachers is considered satisfactory.
Key words: Education; Playfulness; Child Education; Epistemology of the teacher.