KIERKEGAARD VAI AO CINEMA: BREVE ANÁLISE FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL DO FILME “IDA”

Autores

  • Washington Allysson Dantas Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPE
  • Fabiana Cirino Dos Santos Universidade Potiguar
  • José Henrique Costa Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN)

Palavras-chave:

Cinema, Existencialismo, Desespero, Estágios da vida

Resumo

No estudo dos fenômenos, sejam eles naturais ou psicológicos, a arte se manifesta como possibilidade de representação e acesso para os estímulos humanos. Adicionalmente, no que diz respeito à relação entre filosofia e arte, o sujeito que se propõe a investigar as aproximações e os distanciamentos entre os dois espaços de saber deve confrontar a si mesmo com os diversos campos de produção. A arte, defendida neste estudo sob a dimensão pioética, enquanto um fenômeno cultural, pode ser discutida a partir de um viés fenomenológico e existencial, exemplificada a partir do cinema. Este trabalho teve como objetivo a análise do filme “Ida” a partir dos preceitos teóricos existencialistas do autor Søren Kierkegaard, buscando captar as aproximações entre a obra e as discussões trazidas pelo filósofo. Conclui-se uma convergência entre as vivências da personagem do filme com os postulados acerca dos estágios de vida de Kierkegaard, especialmente o religioso e o estético.

Palavras-chave: cinema, existencialismo, desespero, estágios de vida.

 

Kiergaard goes to the cine: brief phenomenological-existential analysis of "Ida" movie

 

ABSTRACT: In the study about of phenomena, whether natural or psychological of, art manifests itself as a possibility of representation and access to human stimuli. In addition, as regards the relation between philosophy and art, the subject who proposes to investigate the approximations and distances between the two type of knowledge must confront oneself with the different fields of their production. The art, defended in this study under the pioethic dimension and as a cultural phenomenon, can be discussed from a phenomenological and existential bias, exemplified for the cinema. This work aimed to analyze the movie "Ida" among the existentialist theoretical precepts of the author Søren Kierkegaard, seeking to capture the approximations between the work and the discussions brought by the philosopher. It is possible to assume that are a convergence between the experiences of the character of the movie with the Kierkegaard’s postulates about the stages of life, especially the religious and the aesthetic.

Keywords: cine, existentialism, despair, stages of life.

 

Kierkegaard va al cine: breve análisis fenomenológico-existencial de la película "Ida"

 

RESUMEN: En el estudio de los fenómenos, ya sean naturales o psicológicos, el arte se manifiesta como posibilidad de representación y acceso para los estímulos humanos. Además, en lo que se refiere a la relación entre filosofía y arte, el sujeto que se propone investigar las aproximaciones y los distanciamientos entre los dos espacios de saber debe confrontarse a sí mismo con los diversos campos de producción. El arte, defendido en este estudio bajo la dimensión pioética, como un fenómeno cultural, puede ser discutido a partir de un sesgo fenomenológico y existencial, ejemplificado a partir del cine. Este trabajo tuvo como objetivo el análisis de la película "Ida" a partir de los preceptos teóricos existencialistas del autor Søren Kierkegaard, buscando captar las aproximaciones entre la obra y las discusiones traídas por el filósofo. Se concluye una convergencia entre las vivencias del personaje de la película con los postulados acerca de las etapas de vida de Kierkegaard, especialmente el religioso y el estético.

Palabras clave: cine, existencialismo, desesperación, etapas de la vida.

 

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Publicado

2019-01-07

Edição

Seção

Artigos