OS SENTIDOS DE LAZER E CORPOREIDADE NA EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO CIBERNÉTICO
Palavras-chave:
Internet, Lazer, Universitários, Representações Sociais, Teoria das FacetasResumo
Com a popularização do acesso à internet, esta se torna um meio pelo qual indivíduos exercem diversas atividades, que vão do trabalho ao lazer. Transforma-se a atividade de lazer enquanto algo que ocorre no “mundo físico” para algo que passa a ser mediado por uma máquina, que pode ser um computador, um tablet ou smartphone. O corpo é, assim, uma âncora que recebe e que interpreta os estímulos vindos desses instrumentos, que tornam-se representações do mundo. Neste estudo, realizou-se um pesquisa entre estudantes de pós-graduação, para se entender a relação que eles tem com a internet enquanto um instrumento de lazer, e o senso de corporeidade nesta experiência. A coleta de dados foi feita com 23 estudantes de pós-graduação (56,5% de sexo feminino) de três instituições de ensino superior de Recife-PE, os quais executaram uma tarefa de associação livre em que os sujeitos respondiam a questão indutora “Diga, o mais rápido possível, todas as palavras que passam pela sua cabeça quando você pensa em Internet e Lazer”. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo com critério temático gerando categorias de sentido sobre experiência do lazer na internet, sendo posteriormente as categorias analisadas por Análise de Estrutura de Similaridade coadjuvada pelo método das variáveis externas como pontos e interpretadas segundo a teoria das facetas. Encontrou-se um ambiente diverso com relação ao uso que os participantes tinham da internet, variando dependendo da idade e do gênero do indivíduo. Ao final, foi possível perceber a vastidão de representações que a internet pode ter nos estudantes universitários e a necessidade de novas pesquisas que abordem o assunto.
Palavras-chave: Internet; lazer; universitários; representações sociais; teoria das facetas.
Abstract: With the popularization of internet access, the latter becomes a means by which individuals carry out various activities, ranging from work to leisure. Leisure activity transforms itself from something that occurs in the "physical world" to something that happens to be mediated by a machine, which can be a computer, a tablet or a smartphone.
The body is thus an anchor that receives and interprets the stimuli coming from these instruments, which become representations of the world. In this study, a research was carried out among graduate students to understand the relationship they have with the Internet as a leisure instrument, and the sense of corporeity in this experience. Data collection was carried out with 23 graduate students (56.5% female) from three higher education institutions in Recife-PE, who performed a task of free association in which the participants answered the question " Please, list as quickly as possible, all the words that go through your mind when you think of Internet and Leisure". The data were submitted to content analysis with thematic criterion generating categories on leisure experience on the Internet, and these categories are analyzed by Similarity Structure Analysis and by the external variables method as points and interpreted according to facet theory. A diverse environment was found regarding participants' use of the internet, varying depending on the age and gender of the individual. At the end, we saw the range of representations that the internet can have on college students and the need for further research to address the issue.
Keywords: internet; leisure; university students; social representations; facet theory.