PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS

REALIDADE E PERSPECTIVAS

Autores

  • Andrezza Belota Lopes Machado Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Carlene da Silva Martins Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Geysykaryny Pinheiro de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Palavras-chave:

Identificação, Atendimento Educacional Especializado, Altas Habilidades/Superdotação

Resumo

Discorrer sobre o processo de identificação e atendimento educacional aos sujeitos com
características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/S) implica considerar que ambos os processos
podem ser desenvolvidos de múltiplas formas, de acordo com a concepção de AH/S, as políticas públicas orientadoras vigentes no país e o perfil de atendimento a ser realizado. Implica, ainda, considerar o paradigma atual da inclusão, norteador da educação do século 21, que se estrutura no respeito e na valorização das diferenças, bem como na necessidade de ofertar condições para a equidade na educação. Neste viés, este estudo desenvolvido em 2015 objetivou compreender os processos de identificação e atendimento educacional de estudantes com AH/S desenvolvidos pelas Secretarias municipal e estadual de ensino na cidade de Manaus. O lócus da pesquisa inclui uma Sala de Recurso da rede municipal e um Núcleo de Atendimento Educacional Especializado da rede estadual de ensino. Participaram da pesquisa seis profissionais da educação, sendo uma psicóloga e cinco professores. O caminho metodológico percorrido foi o da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação direta e como método de análise de dados a análise de conteúdo. Os resultados apontam alguns aspectos significativos para a identificação e o atendimento educacional especializado (AEE) dos estudantes com AH/S: a formação incipiente de professores sobre a temática; as dificuldades na implementação das políticas públicas para a área; o desconhecimento da comunidade, tanto escolar como da sociedade em geral, sobre os atendimentos oferecidos na cidade; e, a dificuldade de acesso e permanência dos estudantes no atendimento educacional.

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Publicado

2018-07-24