INFÂNCIA, CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL E PAPEL DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

Autores

  • Sinara Almeida da Costa Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Palavras-chave:

Educação Infantil, Representações Sociais, Professoras

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de professoras de creches e pré-escolas, públicas e particulares, sobre a infância, a criança, a Educação Infantil e o papel do professor. A base teórico-metodológica apoia-se na Teoria das Representações Sociais e na Teoria Sociointeracionista de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana. Foram realizadas entrevistas com oito professoras e a análise do material coletado mostrou que os elementos presentes nas representações sociais de todas as docentes induzem à ideia de uma infância única, quando a criança é tida como alguém passivo ante as pressões do meio. A representação mais forte sobre os objetivos da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental. Ensinar conteúdos ditos escolares às crianças faz parte da representação das docentes sobre o seu papel. A marca do senso comum nas representações sociais das professoras indica que a formação profissional, aparentemente, não colaborou de forma significativa para
o questionamento de suas representações, o que gera a necessidade da criação de espaços de formação que possibilitem a reflexão sobre essas representações.

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Publicado

2017-06-20

Edição

Seção

Artigos