NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE O PROUCA AMAZÔNICO

Autores

  • Deusirene Magalhães de Araújo Universidade Federal de Tocantins - UFTO
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal de Tocantins - UFTO

Palavras-chave:

Prouca, Laptop educaciona, História Ora, Memória, Sala de aula

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender algumas potencialidades e limites da inserção dos laptops educacionais do Programa um Computador por Aluno – PROUCA, a partir de narrativas de professores que vivenciaram a implantação do Programa.Destaca o exercício da memória na construção história, buscando na voz dos professores percepções sobre o uso dos laptops na sala de aula, entraves, limites e soluções.Discutede forma breveo percurso histórico do Prouca no Brasil e no Tocantins,algumas ações realizadas por instâncias governamentais e instituições formadoras na consolidação do Programa.Ancorou-se na história oral temática como abordagem metodológica, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas aplicada a quatro professoras de duas escolas em Paraíso do Tocantins. Os resultados indicam que nem tudo foi consenso na efetividade do Prouca na sala de aula, desafios pedagógicos e estruturais podem comprometer um resultado positivo do uso do laptop em sala de aula.Mas o momento histórico de inclusão digital de alunos e professores, formação continuada, acesso e portabilidade dos laptops oportunizou aprendizagens imensuráveis.

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Publicado

2017-06-20

Edição

Seção

Artigos