O ENSINO DA GEOGRAFIA DA “RE-EXISTÊNCIA” NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO ORO WARI – RO

Autores

  • Gustavo Gurgel do Amaral Universidade Federal de Rondônica - UNIR

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Povo Oro Wari/RO, Re-existência, Mapas Mentais

Resumo

Este artigo aborda a educação escolar indígena do povo Oro Wari, na aldeia de
Sagarana em Rondônia. Trabalhamos com mapas mentais para um ensino de Geografia da Re-existência - movimentos de sobrevivência indígena diante das adversidades enfrentadas em contato com o não-indígena. A partir dos conhecimentos geográficos e suas representações, os indígenas demonstram sua cultura, através do aprendizado e fortalecimento da identidade. Para
realizar análises por meio dos mapas mentais, utilizamos a Metodogia Kozel (2007), para a concepção de topofilia, utilizamos os estudos de Tuan (2012), já os estudos sobre geograficidade tiveram apoio em Dardel (2011) e Claval (2012). Concluímos que os professores e alunos indígenas compreendem a Geografia através de mapas mentais que evidenciam a subjetividade, a geograficidade e a autoria por meio dos saberes e das representações Geográficas na Educação Escolar Indígena. Os sujeitos demonstraram viver a “Geografia da re-existência” que comporta o poder da recuperação e a capacidade que uma população apresenta, após momento de adversidade, de conseguir se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.

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Publicado

2017-06-20

Edição

Seção

Artigos