NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E EDUCAÇÃO INFANTIL

POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO

Autores

  • Clorijava de Oliveira Santiago Júnior Universidade Nilton Lins
  • Vallace Chriciano Souza Herran Universidade Nilton Lins

Palavras-chave:

Neurociência Cognitiva, Educação Infantil, Ensino/Aprendizagem

Resumo

A Neurociência Cognitiva apresenta-se no cenário científico como uma nova área do conhecimento humano, e quando aliada ao trabalho pedagógico, pode contribuir significativamente ao processo ensino/aprendizagem na Educação Infantil. O objetivo desse estudo foi discutir sobre a possibilidade do estabelecimento de diálogo entre a Neurociência Cognitiva e Educação Infantil, colaborando ao fortalecimento da aprendizagem significativa das crianças. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, onde utilizamos estudos imprescindíveis a esse contexto, como os de Cury (1998), Soares (1999); Kramer (2006); Lent (2010); Nicolelis (2011); Alencar (2015); FachinTerán (2015). O estudo conclui que, a Neurociência ainda é um campo considerado muito recente na área da educação e que, no processo ensino/aprendizagem considera-se relevante a articulação Neurociência-Educação Infantil, como contribuição às estratégias pedagógicas e no trabalho de professores(as), resultando em aprendizagens mais eficazes. 

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Publicado

2017-11-20

Edição

Seção

Artigos