MÉRITO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR E CARREIRA PROFISSIONAL

UM ESTUDO DE CASO NO FEMININO

Autores

  • Micaela Manuel Universidade da Madeira
  • Ana P. Antunes Universidade da Madeira

Palavras-chave:

Sucesso profissional, Carreira, Mérito académico, Mulheres

Resumo

Ao longo do tempo tem-se assistido a uma atenção no estudo das questões de género
e, também, sobre mulheres eminentes, ou seja, mulheres que alcançam a excelência em áreas e
contextos valorizados socialmente, altamente competitivos e que exigem um nível superior de
conhecimentos especializados. No entanto, alguns fatores foram surgindo na literatura como
inibidores do sucesso à medida que estas mulheres vão exercendo uma atividade profissional,
podendo ser necessária intervenção no sentido de as ajudar a lidar com estas adversidades e a
construir um projeto de carreira, de modo a não privar a sociedade do contributo que podem
oferecer. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é, numa lógica de estudo de caso,
identificar e analisar de forma exploratória as características e os percursos de vida de um grupo
de alunas de mérito no ensino superior, procurando conhecer os fatores que parecem
condicionar o sucesso académico, a inserção no mercado de trabalho e a construção da carreira.
As participantes são cinco mulheres que receberam pelo menos um prémio/bolsa de mérito
numa universidade pública portuguesa, entre os anos letivos de 1999/2000 a 2012/2013. Os
dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e da aplicação do NEO-PI-R,
Inventário de Personalidade NEO Revisto. As entrevistas foram analisadas através da análise de
conteúdo e foram construídos perfis individuais dos traços avaliados pelo NEO-PI-R. Os
resultados sugerem que, apesar de algumas idiossincrasias, as participantes apresentam fatores
pessoais e contextuais comuns considerados fundamentais para a emergência e manutenção da
excelência na idade adulta, nomeadamente ao nível da personalidade (e.g. abertura à
experiência, conscienciosidade), da motivação (e.g. paixão pela área), da cognição (e.g.
autorregulação). No entanto, verifica-se que no caso destas mulheres o reconhecimento
académico por mérito não significou, até ao momento, sucesso profissional de mérito excecional
e reconhecido. Salienta-se que aspetos como a multipotencialidade, a dificuldade de gestão de
papéis dentro e fora da carreira, as oportunidades e as próprias ambições e opções pessoais
parecem ter condicionado o investimento nas suas carreiras. Finalizamos com a apresentação
das limitações da presente investigação e com algumas sugestões para estudos futuros.
 

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Publicado

2018-06-14

Edição

Seção

Artigos