Saúde indígena no Brasil no século XXI e a Psicologia indígena

Autores

Palavras-chave:

Saúde indígena, Psicologia decolonial, Fenomenologia Crítica e Epistemologia

Resumo

No século XXI, os povos indígenas no Brasil enfrentam desafios que vão além da saúde física, abrangendo questões psicossociais e culturais. Este artigo explora a interface entre saúde indígena, psicologia e fenomenologia crítica, destacando as contribuições de uma abordagem decolonial para práticas de saúde mais contextualizadas e culturalmente respeitosas. Com base em dados sobre as condições de saúde e nas epistemologias indígenas, discute-se como a Psicologia pode integrar saberes ancestrais e enfrentar violências estruturais. A pergunta que orienta esta reflexão é: como a Psicologia, fundamentada em uma perspectiva decolonial e fenomenológica crítica, pode contribuir para práticas de saúde que respeitem as cosmologias indígenas e enfrentem as violências estruturais que atravessam essas populações?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janderson Costa Meira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Graduado em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial/Ufam. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial/Ufam. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial, certificado pelo CNPq. E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Ayla Krig Si Wollinger Fernandes, Universidade Federal do Paraná

 

Ayla Krig Si Wollinger Fernandes, indígena da etnia Kaingang, Terra indígena de Rio das cobras/PR, graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, pesquisadora do projeto em extensão MediAÇÃO: diferenças em conflito, com o projeto "A psicologia nos processos de educação escolar e de saúde na terra indígena de Rio das Cobras/PR" e bolsista pela fundação araucária de iniciação científica PIBIS-SIPAD/UFPR desde 2021.

https://orcid.org/0009-0000-0570-6262

Downloads

Publicado

2025-01-02