The Francis-Louden Mystical Orientation Scale (MOS):

Pressupostos Teóricos, Características Psicométricas e Pesquisa Empírica de Instrumento de Mensuração de Misticismo

Autores

Palavras-chave:

Mystical Orientation Scale (MOS), Misticismo, Psicologia da Religião, Instrumento psicométrico, Psicometria

Resumo

O presente estudo investiga a Escala de Orientação Mística (Mystical Orientation Scale - MOS), um instrumento psicométrico desenvolvido por Leslie J. Francis e Stephen Louden para mensurar experiências místicas. Fundamentada em teorias clássicas do misticismo de autores como William James e Frederick Crossfield Happold, a MOS operacionaliza experiências místicas em construtos mensuráveis, oferecendo uma estrutura confiável para estudos empíricos na psicologia da religião. O artigo explora os fundamentos teóricos, a estrutura fatorial e as propriedades psicométricas da MOS, destacando sua validade e consistência em diferentes contextos culturais. Apesar de sua ampla aplicação em países europeus e de língua inglesa, o estudo aponta a ausência de adaptações para populações latino-americanas, ressaltando a necessidade de pesquisas futuras que ampliem sua aplicabilidade transcultural. A MOS é apresentada como um instrumento versátil para explorar a relação entre o misticismo e variáveis como saúde mental, bem-estar e religiosidade. Ao discutir as potencialidades de adaptação da escala, o presente trabalho contribui para o avanço da compreensão científica das experiências místicas na psicologia contemporânea, e lança em bases críticas chamado para criação de versão deste importante instrumento em língua portuguesa do Brasil.

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Biografia do Autor

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade    Federal    de    Pernambuco    (UFPE)

Alexsandro Medeiros do Nascimento

Doutor,  Departamento  de Psicologia – Universidade    Federal    de    Pernambuco    (UFPE) – Coordenador    do    Laboratório    de    Estudos    de    Autoconsciência, Consciência,   Cognição   de   Alta   Ordem  e   Self   (LACCOS).

E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br

https://orcid.org/0000-0002-9981-8384

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Antonio Roazzi

Ph.D., Departamento  de  Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: roazzi@gmail.com.

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763

 

Umbelina do Rego Leite, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Doutora, Docente do Departamento de  Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: umbelina.leite@ufpe.br

https://orcid.org/0000-0003-3223-7013

 

Maria Eduarda Souza Belmino Lins, Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE)

 

Especialista em Psicologia – Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE)

E-mail: psieduardalins@gmail.com

https://orcid.org/0009-0005-6833-0182

 

Andrey Lucas Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Discente do Curso de Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: andreylrsilva@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-2940-5242

Wolgley Fabian Moura Lira Maia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Discente do Curso de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: wolgleymoura@gmail.com

https://orcid.org/0009-0006-4854-6725

 

Isacar dos Santos Rodrigues

Isacar dos Santos Rodrigues

Psicólogo clínico.

E-mail: isacar.psi.rodrigues@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-5653-0372

Diogo Alves da Motta e Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Discente do Curso de Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: diogo.alvesmotta@ufpe.br

https://orcid.org/0009-0006-2011-3987

 

Antonio Carlos dos Santos

 

Psicólogo clínico.

E-mail: tonytakev@gmail.com

https://orcid.org/0009-0009-7126-7195

 

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Publicado

2025-01-02