O idílio midiático da maternidade/maternagem contemporâneas:
ser-mãe ainda é a realização do feminino?
Palavras-chave:
Maternidade, Maternagem, Mídia contemporânea, Ser-mãe, Método fenomenológicoResumo
A mídia foi o veículo comunicativo que mais cresceu durante essas décadas, tornando-se dominador não somente na emissão de notícias, mas na propagação de ideologias, crenças, costumes e valores. Contemporaneamente, a maternidade e a maternagem têm sido produzidas como o objetivo da mulher, sua meta de vida e que o sentido de sua vida é, diretamente, proporcional a ser
mãe. Entretanto, observa-se que este aspecto não condiz com o objetivo de todas as mulheres. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender a concepção de mulheres sobre maternidade e maternagem para além do idílio midiático presente na contemporaneidade sob a ótica de Maurice Merleau-Ponty e como objetivos específicos: a) conhecer a concepção da maternidade e da maternagem na mídia contemporânea; b) compreender os impactos da mídia sobre a maternagem em mulheres que estão vivenciando, já vivenciaram ou ainda não vivenciaram a maternidade; c) elaborar material para subsidiar o acompanhamento a mulheres no que tange à maternagem e a maternidade. É um estudo sob o viés qualitativo que utilizou do método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. O instrumento de pesquisa foi a entrevista fenomenológica que partiu de questão norteadora, apresentando seus principais desdobramentos. A análise das entrevistas foi através do referencial teórico de Maurice Merleau-Ponty, elaborando-se duas categorias temáticas: 1) O mundo-vivido na experiência materna: e o Lebenswelt se manifesta; 2) Mídia, maternidade e maternagem: idealizações e influências. Assim, compreendeu-se a pluridimensionalidade do olhar feminino sob a maternidade, maternagem, ser-mãe e ser-mulher no contexto midiático contemporâneo e as implicações aí presentes.