Fake News encontrando Autoconsciência:
Uma perspectiva psicológica sobre a Cognição Social na Era da Hipocrisia Moral
Palavras-chave:
Fake News, Cognição Social, Autoconsciência objetiva, Processos cognitivos, Hipocrisia moralResumo
O presente trabalho surge como uma proposta crítico-reflexiva, aplicada a um recorte empírico, sobre como o fenômeno da disseminação de notícias falsas (fake news) pode ser compreendido a partir do assento teórico da Autoconsciência Objetiva e construtos correlatos no âmbito da Cognição Social. Para tanto, o trabalho tomou como referência empírica uma fala do ex-presidente da república do Brasil, Jair Bolsonaro, na qual afirmava que havia “pintado um clima” junto a jovens venezuelanas menores de idade, insinuando-se inveridicamente que tais jovens poderiam estar praticando atividade de prostituição. Para tanto, inicialmente foram traçadas brevemente as bases teóricas sobre o campo da Cognição Social, da Autoconsciência Objetiva e das Fake News. Num segundo momento, foram propostos enlaces entre os construtos abordados, utilizando o recorte empírico como base de análise. Por fim, a partir dos resultados das reflexões teóricas e empíricas realizadas, foram traçados caminhos possíveis para a investigação das fake news tendo-se a hipótese da Autoconsciência como aspecto central da Cognição Social e a Hipocrisia Moral como construto motivacional relevante nesse fenômeno