REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA SOBRE EGRESSOS DE MEDICINA, ECOLOGIA MÉDICA E A COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Egressos de medicina, Ecologia médica, COVID-19, Revisão Integrativa de Literatura

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou colapso mundial desde março de 2020, gerando mudanças estruturais nos sistemas de saúde levando também a antecipação de formaturas de profissionais de saúde a fim da inserção imediata desses profissionais na linha de combate à crise sanitária - a pandemia da Covid-19. A ciência que estuda as doenças e a relação do ser humano com o meio ambiente e seus desequilíbrios é a Ecologia Médica (EM), visando restaurar o equilíbrio entre o esse ser humano e a natureza. Assim, este artigo busca realizar revisão de literatura sobre egressos de medicina, ecologia médica na formação médica inicial e a Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e sustentada no método Systematic Search Flow (SSF). Portanto, os estudos analisados pactuam no sentido de valorizar a união prática entre o meio ambiente e a saúde humana como agentes de transformações na saúde, no meio ambiente e, consequentemente, na prevenção de doenças, considerando, sobretudo, os atuais desafios de saúde global, como as pandemias, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais. O perfil sociodemográfico e acadêmico-profissional de egressos de medicina analisados é formado predominantemente por pessoas do gênero feminino, com idade inferior a 30 anos, que apresentam especialização na modalidade de residência médica e atuam nos diversos serviços de assistência à saúde, principalmente nas redes de urgências e atenção primária à saúde, esses egressos demonstravam satisfação com a profissão, apesar das dificuldades encontradas no início da carreira.

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Biografia do Autor

Andréa Reni Mendes Mardock, Universidade do Estado do Pará

 

 

Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da UFOPA. Especialista Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. Licenciada em Educação Física e em Pedagogia.  Assesora pedagógica do curso de Medicina e Fisioterapia da UEPA.

Universidade do Estado do Pará (UEPA)

andrea.mardock@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0003-4681-2445

Brasil

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

 

 

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotada no Instituto de Ciências da Educação (ICED). Pós doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutora em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (URV), título revalidado na Faculdade de Educação da USP. Docente permanente e pesquisadora do PPGSND e do PPGSAQ da UFOPA; docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (Pgeda) – Doutorado em Associação Pleba em Rede (Educanorte), Polo UFOPA. Psicologa, Pedagoga e Licenciada em Educação Física, Recreação e Jogos.

Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

brasileirotania@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-8423-4466

Brasil

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Publicado

2025-01-02