Felicidade na universidade:
reflexão necessária para a saúde mental e qualidade de vida de universitários
Palavras-chave:
Felicidade, saúde mental, universidades, estudantes, qualidade de vida, psicologia positivaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o fenômeno da felicidade no ambiente acadêmico e a sua influência na saúde mental e qualidade de vida de universitários. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, baseado na literatura científica nacional e internacional sobre Felicidade, qualidade de vida e saúde mental de universitários, bem como nas vivências dos pesquisadores. O manuscrito foi estruturado em duas partes principais: 1. Descortinando a saúde mental e qualidade de vida dos universitários: refletir para agir; 2. Eu só quero ser feliz: no ambiente acadêmico é possível? O estudo mostra que felicidade e qualidade de vida são fenômenos que se relacionam e que o universo acadêmico pode influenciar positivamente ou negativamente no desenvolvimento de uma trajetória mais feliz durante o período de formação dos estudantes, impactando a sua saúde mental. Portanto, reflexões sobre esse tema por todos os importantes atores sociais que atuam nas universidades como gestores, técnicos administrativos, docentes e acadêmicos são essenciais para formular ações que possam promover a felicidade e qualidade de vida nas instituições de ensino superior tanto públicas como privadas.