Estudo de validação da lista de adjetivos para avaliar o autoconceito em universitários portugueses
Palavras-chave:
Autoconceito, Lista de Adjetivos, Validade Fatorial, Consistência Interna, Estudantes universitários portuguesesResumo
O autoconceito é um conceito fundamental para a Psicologia da Educação, influenciando nomeadamente o desempenho e o envolvimento académicos. Este estudo tem como objetivo adaptar e validar a Lista de Adjetivos para Avaliar o Autoconceito (LAAA) em estudantes universitários portugueses. Participaram 917 estudantes (53,3% mulheres), de 3 anos académicos diferentes, provenientes de diferentes cursos em três universidades públicas portuguesas e uma Escola Superior de Música, com idade média de 21,1 anos (DP = 4,12). A adaptação para a língua portuguesa envolveu a tradução inversa e um estudo piloto. A estrutura interna foi investigada através de Análise Fatorial Exploratória, identificando-se quatro fatores coerentes com a fundamentação teórica e explicando estes 43,75% da variância total dos resultados. A homogeneidade dos itens foi verificada por meio da correlação item-total corrigida e a consistência interna medida pelo coeficiente Alpha de Cronbach, variando esta entre 0,73 e 0,86. Os resultados sugerem que a LAAA é adequada para avaliar o autoconceito em estudantes universitários portugueses, apresentando evidências de validade de conteúdo, validade fatorial e de construto, além de uma fiabilidade robusta.