Estudo de validação da lista de adjetivos para avaliar o autoconceito em universitários portugueses

Autores

  • Lúcia C. Miranda Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas- CIPsp https://orcid.org/0000-0002-0652-0811
  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho; Centro de Investigação em Educação-CIEd

Palavras-chave:

Autoconceito, Lista de Adjetivos, Validade Fatorial, Consistência Interna, Estudantes universitários portugueses

Resumo

O autoconceito é um conceito fundamental para a Psicologia da Educação, influenciando nomeadamente o desempenho e o envolvimento académicos. Este estudo tem como objetivo adaptar e validar a Lista de Adjetivos para Avaliar o Autoconceito (LAAA) em estudantes universitários portugueses. Participaram 917 estudantes (53,3% mulheres), de 3 anos académicos diferentes, provenientes de diferentes cursos em três universidades públicas portuguesas e uma Escola Superior de Música, com idade média de 21,1 anos (DP = 4,12). A adaptação para a língua portuguesa envolveu a tradução inversa e um estudo piloto. A estrutura interna foi investigada através de Análise Fatorial Exploratória, identificando-se quatro fatores coerentes com a fundamentação teórica e explicando estes 43,75% da variância total dos resultados. A homogeneidade dos itens foi verificada por meio da correlação item-total corrigida e a consistência interna medida pelo coeficiente Alpha de Cronbach, variando esta entre 0,73 e 0,86. Os resultados sugerem que a LAAA é adequada para avaliar o autoconceito em estudantes universitários portugueses, apresentando evidências de validade de conteúdo, validade fatorial e de construto, além de uma fiabilidade robusta.

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Biografia do Autor

Lúcia C. Miranda, Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas- CIPsp

Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas- CIPsp;

Pós-doutorada e Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho, Portugal.

E-mail: lrcmiranda@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0652-0811

 

Maria de Fátima Morais , Universidade do Minho; Centro de Investigação em Educação-CIEd

Universidade do Minho; Centro de Investigação em Educação-CIEd;

Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho

E-mail: famorais@ie.uminho.pt

ORCID: https://orcid.org/000-0001-8180-6687

 

 

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Publicado

2025-01-02