Efeitos da pandemia nas práticas de Professores/as Diretores/as de Turma:

entre o reconhecimento e a sobrecarga

Autores

Palavras-chave:

Professores, Ensino Médio, COVID-19

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado em Psicologia e traz uma reflexão sobre os efeitos da pandemia nas práticas dos Professores Diretores de Turma, pública da Oriunda da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE). Dessa forma, tem-se como objetivo discutir as interpelações da pandemia às práticas de Professores/as Diretores/as de Turma, sobretudo no que se refere ao cotidiano no acolhimento das queixas dos alunos, além das suas ações frente às demandas que emergem no cotidiano escolar pós-pandêmico, identificando as transformações nos fazeres dos PDT e os impactos em suas vidas profissionais. Analisa-se criticamente a formação e a condição de trabalho desses docentes, assim como o aumento da quantidade de queixas trazidas pelos alunos. Essa pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com quatro professores/as Diretores/as de Turma e com a coordenadora de uma escola pública estadual no centro de Fortaleza- CE, fundamentando-se na pesquisa-intervenção de base cartográfica, convidando os/as professores/as a pensar com psicólogas (formadas e em formação) suas práticas no contexto pós-pandêmico. Como resultado, destaca-se a importância do projeto Professor Diretor de Turma para a criação de vínculos e a diminuição da taxa de evasão dos estudantes, mas, contrariamente, percebe-se a sobrecarga de trabalho e a falta de uma formação adequada desses docentes.

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Biografia do Autor

Marília Albuquerque de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: E-mail: mariliaadesousa@hotmail.com | ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3625-5000

 

Maria Beatriz Gonçalves Leite, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: E-mail: mariabeatrizgleite@gmail.com | ORCID: https://orcid.org/0009-0009-2300-0525

 

Gabriela Fraga de Paula, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: gabrielafraga@alu.ufc.br | ORCID: https://orcid.org/0009-0006-7635-6769

Alanna Maria da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: alannamariadss@alu.ufc.br | ORCID: https://orcid.org/0009-0003-1327-4887

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular do curso de curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: luciana.miranda@ufc.br | ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098

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Publicado

2025-01-02