Efeitos da pandemia nas práticas de Professores/as Diretores/as de Turma:
entre o reconhecimento e a sobrecarga
Palavras-chave:
Professores, Ensino Médio, COVID-19Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado em Psicologia e traz uma reflexão sobre os efeitos da pandemia nas práticas dos Professores Diretores de Turma, pública da Oriunda da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE). Dessa forma, tem-se como objetivo discutir as interpelações da pandemia às práticas de Professores/as Diretores/as de Turma, sobretudo no que se refere ao cotidiano no acolhimento das queixas dos alunos, além das suas ações frente às demandas que emergem no cotidiano escolar pós-pandêmico, identificando as transformações nos fazeres dos PDT e os impactos em suas vidas profissionais. Analisa-se criticamente a formação e a condição de trabalho desses docentes, assim como o aumento da quantidade de queixas trazidas pelos alunos. Essa pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com quatro professores/as Diretores/as de Turma e com a coordenadora de uma escola pública estadual no centro de Fortaleza- CE, fundamentando-se na pesquisa-intervenção de base cartográfica, convidando os/as professores/as a pensar com psicólogas (formadas e em formação) suas práticas no contexto pós-pandêmico. Como resultado, destaca-se a importância do projeto Professor Diretor de Turma para a criação de vínculos e a diminuição da taxa de evasão dos estudantes, mas, contrariamente, percebe-se a sobrecarga de trabalho e a falta de uma formação adequada desses docentes.