O resgate da memória pré-pandêmica à luz de Vygotsky

Autores

  • Maria Diana Bruno dos Santos Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
  • Kaio Eduardo Silva Lima Secretaria de Educação do Ceará
  • Evilania de Souza Soares Universidade Estadual do Ceará
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves Universidade Estadual do Ceará
  • Luciana Martins Quixadá Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

COVID-19, Criança, Educação infantil, Ensino fundamental e médio

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir, à luz da teoria de Vygotsky, sobre o resgate da memória pré-pandêmica, bem como das vivências de crianças da educação infantil em transição para o ensino fundamental durante e após a pandemia da COVID-19 como ferramenta importante no retorno presencial à escola. Trata-se de um relato de experiência baseado em um estudo reflexivo-teórico a partir das obras desse autor, mas também de outros, que permitissem refletir sobre o resgate da memória pré-pandêmica de crianças na escolarização durante e após essa pandemia. Viu-se que a teoria da Psicologia Histórico-cultural vygotskyana contribui para a compreensão dos desafios e impactos psicossociais enfrentados pelas crianças devido a essa crise sanitária global. O isolamento ocasionou uma ruptura no período transitório da educação infantil para o ensino fundamental, afetando de forma negativa a vivência das crianças. O retorno à escola foi marcado por sentimentos como medos, incertezas, dores, feridas e agruras, o que aponta a necessidade de estratégias para oferecer apoio e inclusão, como promoção da saúde mental, competências socioemocionais, a criação de espaços de aprendizado seguros, valorização da diversidade cultural. Uma vez que a psicologia histórico-cultural de Vygotsky considera que a condição humana sofre influências externas de natureza social, cultural e histórica, o estudo realizado revelou os impactos psicossociais vividos pelas crianças, especialmente, no período transitório entre seus níveis de escolaridade durante e após essa pandemia. Reconhece-se, entretanto, a necessidade de novos estudos na busca por caminhos para superação das dificuldades apresentadas pelas crianças após esse período.

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Biografia do Autor

Maria Diana Bruno dos Santos, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Mestra em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Pedagoga da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME). Escola Municipal Raimundo Moreira Sena. E-mail: maria.bruno@aluno.uece.br 

Kaio Eduardo Silva Lima , Secretaria de Educação do Ceará

Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC). E-mail: kaioes.lima@aluno.uece.br

 

Evilania de Souza Soares, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: evilaniass@yahoo.com.br

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: ruthm.goncalves@uece.br

 

Luciana Martins Quixadá, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: luciana.martins@uece.br

 

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Publicado

2025-01-02