O resgate da memória pré-pandêmica à luz de Vygotsky
Palavras-chave:
COVID-19, Criança, Educação infantil, Ensino fundamental e médioResumo
Esse artigo tem como objetivo refletir, à luz da teoria de Vygotsky, sobre o resgate da memória pré-pandêmica, bem como das vivências de crianças da educação infantil em transição para o ensino fundamental durante e após a pandemia da COVID-19 como ferramenta importante no retorno presencial à escola. Trata-se de um relato de experiência baseado em um estudo reflexivo-teórico a partir das obras desse autor, mas também de outros, que permitissem refletir sobre o resgate da memória pré-pandêmica de crianças na escolarização durante e após essa pandemia. Viu-se que a teoria da Psicologia Histórico-cultural vygotskyana contribui para a compreensão dos desafios e impactos psicossociais enfrentados pelas crianças devido a essa crise sanitária global. O isolamento ocasionou uma ruptura no período transitório da educação infantil para o ensino fundamental, afetando de forma negativa a vivência das crianças. O retorno à escola foi marcado por sentimentos como medos, incertezas, dores, feridas e agruras, o que aponta a necessidade de estratégias para oferecer apoio e inclusão, como promoção da saúde mental, competências socioemocionais, a criação de espaços de aprendizado seguros, valorização da diversidade cultural. Uma vez que a psicologia histórico-cultural de Vygotsky considera que a condição humana sofre influências externas de natureza social, cultural e histórica, o estudo realizado revelou os impactos psicossociais vividos pelas crianças, especialmente, no período transitório entre seus níveis de escolaridade durante e após essa pandemia. Reconhece-se, entretanto, a necessidade de novos estudos na busca por caminhos para superação das dificuldades apresentadas pelas crianças após esse período.