A Psicologia Histórico-Cultural na educação de crianças com TEA:
um relato de experiência
Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural, Intervenção, Transtorno do Espectro Autista.Resumo
O estudo de caso retratado tem como objetivo refletir sobre a importância da brincadeira no processo educativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, a partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma experiência de prática de estágio supervisionado na área da Psicologia da Educação e Inclusão Educacional, envolvendo duas crianças, de três e cinco anos, diagnosticadas com TEA. Durante o curso da intervenção, foi possível observar um trabalho educativo que proporcionou um meio rico em relações significativas e condições histórico-culturais intencionais, organizada e metodicamente presentes, visando o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, por meio da proposição de atividades lúdicas. Essas atividades visaram estimular a percepção, a sensação e a atenção, por meio de interações sociais dirigidas, com ênfase na regulação da conduta.