A Psicologia Histórico-Cultural na educação de crianças com TEA:

um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Intervenção, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O estudo de caso retratado tem como objetivo refletir sobre a importância da brincadeira no processo educativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, a partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma experiência de prática de estágio supervisionado na área da Psicologia da Educação e Inclusão Educacional, envolvendo duas crianças, de três e cinco anos, diagnosticadas com TEA. Durante o curso da intervenção, foi possível observar um trabalho educativo que proporcionou um meio rico em relações significativas e condições histórico-culturais intencionais, organizada e metodicamente presentes, visando o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, por meio da proposição de atividades lúdicas. Essas atividades visaram estimular a percepção, a sensação e a atenção, por meio de interações sociais dirigidas, com ênfase na regulação da conduta.

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Biografia do Autor

Caroline Vieira Lourenção , Faculdade de Ciências - Unesp de Bauru

Graduanda em Psicologia da Faculdade de Ciências - Unesp de Bauru (SP). E-mail: caroline.v.lourencao@unesp.br ORCID: https://orcid.org/0009-0002-6684-1251

Ingridth Loren Pedrosa Mundim , Faculdade de Ciências - Unesp de Bauru

Graduanda em Psicologia da Faculdade de Ciências - Unesp de Bauru (SP). E-mail: ingridth.mundim@unesp.br ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2814-9072

Lúcia Pereira Leite, Faculdade de Ciências - Unesp de Bauru

Professora Associada ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências - Unesp de Bauru (SP). E-mail: lucia.leite@unesp.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2401-926X 

 

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Publicado

2025-01-02