Oficina de fanzines e extensão em contextos educacionais:
ações para a expressão de subjetividades e facilitação da conscientização
Palavras-chave:
Fanzine, Conscientização, Educação, ExtensãoResumo
Este artigo objetiva compartilhar as vivências e reflexões oriundas da construção e facilitação de oficinas de fanzines em contextos educacionais. As oficinas foram realizadas em duas escolas públicas, sendo uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio; e em uma Instituição de Ensino Superior, também pública. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se da perspectiva de pesquisa em forma de relato de experiência, a partir do resgate das vivências das autoras registradas em diários de campo, escritos após as ações realizadas. Com isso, recorreu-se à Análise de Conteúdo como ferramenta para sistematização e análise das informações presentes nos diários de campo e nos materiais produzidos nas oficinas de fanzines, o que resultou no delineamento de quatro categorias de discussões, a saber, I) Fanzines no Ensino Fundamental e a Cultura de Paz; II) Fanzines no Ensino Médio e o olhar sobre a Educação; III) Fanzines no Ensino Superior e a Resistência; IV) Oficina de Fanzines e Extensão Universitária na Formação das Facilitadoras. Considera-se que as atividades desenvolvidas pelas extensionistas no âmbito educacional oportunizaram reflexões críticas acerca da realidade dos participantes, atravessada por um sofrimento ético-político e testificou a relevância sobre a produção do fanzine como ferramenta geradora de conscientização.