Oficina de fanzines e extensão em contextos educacionais:

ações para a expressão de subjetividades e facilitação da conscientização

Autores

Palavras-chave:

Fanzine, Conscientização, Educação, Extensão

Resumo

Este artigo objetiva compartilhar as vivências e reflexões oriundas da construção e facilitação de oficinas de fanzines em contextos educacionais. As oficinas foram realizadas em duas escolas públicas, sendo uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio; e em uma Instituição de Ensino Superior, também pública. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se da perspectiva de pesquisa em forma de relato de experiência, a partir do resgate das vivências das autoras registradas em diários de campo, escritos após as ações realizadas. Com isso, recorreu-se à Análise de Conteúdo como ferramenta para sistematização e análise das informações presentes nos diários de campo e nos materiais produzidos nas oficinas de fanzines, o que resultou no delineamento de quatro categorias de discussões, a saber, I) Fanzines no Ensino Fundamental e a Cultura de Paz; II) Fanzines no Ensino Médio e o olhar sobre a Educação; III) Fanzines no Ensino Superior e a Resistência; IV) Oficina de Fanzines e Extensão Universitária na Formação das Facilitadoras. Considera-se que as atividades desenvolvidas pelas extensionistas no âmbito educacional oportunizaram reflexões críticas acerca da realidade dos participantes, atravessada por um sofrimento ético-político e testificou a relevância sobre a produção do fanzine como ferramenta geradora de conscientização.

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Biografia do Autor

Marina Machado da Trindade , Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bolsista de extensão do Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social e Comunitária (LAPISC). E-mail: marina.trindade@aluno.uece.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4403-706X   

 

Ani Caroline de Albuquerque Silva , Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bolsista de extensão do Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social e Comunitária (LAPISC). E-mail: caroline.albuquerque@aluno.uece.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2695-8240 

Lays Pereira Martins , Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bolsista de extensão do Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social e Comunitária (LAPISC). E-mail: lays.martins@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0008-0718-9578

Fábio Pinheiro Pacheco, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenador do Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social e Comunitária (LAPISC). E-mail: fabio.pacheco@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4139-1506

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Publicado

2025-01-02