Estresse em Estudantes de Graduação de uma Universidade Pública em Inhambane, Moçambique

Autores

Palavras-chave:

Estresse, Ensino superior, Estudantes, Sofrimento psíquico

Resumo

Os estudantes do ensino superior são considerados na atualidade como propensos ao sofrimento e adoecimento mental derivado da atividade acadêmica. Este estudo avaliou o estresse em estudantes de graduação de uma Universidade Pública em Inhambane, no sul de Moçambique. Trata-se de pesquisa quantitativa e descritiva que aplicou o Inventário de Fontes de Estresse em Estudantes Universitários a 166 estudantes, majoritariamente do sexo feminino (61,4%), com idades variadas entre 18 e 45 anos. Os dados analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences, versão 22.0 indicaram que os fatores de estresse mais sinalizados foram: problemas de natureza psicológica; não gostar do seu corpo; não ter material para estudar; dificuldades de se relacionar com os meus colegas/amigos; os problemas de saúde física que influenciam no ritmo de vida universitária; atual situação econômica de instabilidade do país; ficar sozinho(a) em locais públicos; problemas familiares, não ter amigos e não ter boas condições de estudo. A análise comparativa revelou que estudantes do sexo masculino, do curso de História, que frequentavam o 4º ano e no regime laboral foram os mais propensos ao estresse. Estes resultados servem de alerta para haver preocupação com a saúde mental dos estudantes. Torna-se pertinente, igualmente, a realização de futuras para explorar outras fontes, manifestações, consequências e estratégias de coping usadas pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Sansão Hilário Maússe, Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Save – Extensão de Massinga, Massinga, Inhambane, Moçambique

Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Save, Extensão da Massinga, Massinga, Inhambane, Moçambique.

ORCID: https://orcid.org/0009-0000-2346-6653

 

Gildo Aliante, Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Save – Extensão de Massinga, Massinga, Inhambane, Moçambique.

Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Save – Extensão de Massinga, Massinga, Inhambane, Moçambique.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6283-9544

Givaldo Carlos Candrinho, Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Save – Extensão de Massinga, Massinga, Inhambane, Moçambique.

Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Save – Extensão de Massinga, Massinga, Inhambane, Moçambique.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3356-2723

 

Maurício José Coutinho, Centro de Saúde Anexo do Hospital Psiquiátrico de Nampula, Nampula, Moçambique.

Centro de Saúde Anexo do Hospital Psiquiátrico de Nampula, Nampula, Moçambique.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2396-334X

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Publicado

2024-07-26