Estresse em Estudantes de Graduação de uma Universidade Pública em Inhambane, Moçambique
Palavras-chave:
Estresse, Ensino superior, Estudantes, Sofrimento psíquicoResumo
Os estudantes do ensino superior são considerados na atualidade como propensos ao sofrimento e adoecimento mental derivado da atividade acadêmica. Este estudo avaliou o estresse em estudantes de graduação de uma Universidade Pública em Inhambane, no sul de Moçambique. Trata-se de pesquisa quantitativa e descritiva que aplicou o Inventário de Fontes de Estresse em Estudantes Universitários a 166 estudantes, majoritariamente do sexo feminino (61,4%), com idades variadas entre 18 e 45 anos. Os dados analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences, versão 22.0 indicaram que os fatores de estresse mais sinalizados foram: problemas de natureza psicológica; não gostar do seu corpo; não ter material para estudar; dificuldades de se relacionar com os meus colegas/amigos; os problemas de saúde física que influenciam no ritmo de vida universitária; atual situação econômica de instabilidade do país; ficar sozinho(a) em locais públicos; problemas familiares, não ter amigos e não ter boas condições de estudo. A análise comparativa revelou que estudantes do sexo masculino, do curso de História, que frequentavam o 4º ano e no regime laboral foram os mais propensos ao estresse. Estes resultados servem de alerta para haver preocupação com a saúde mental dos estudantes. Torna-se pertinente, igualmente, a realização de futuras para explorar outras fontes, manifestações, consequências e estratégias de coping usadas pelos estudantes.